segunda-feira, 20 de abril de 2015

Circuito dos Cristais - Um novo conceito em autódromos no Brasil

Gunnar San Martin e Sandra Corrêa em entrevista no Sonata Motors
O Brasil receberá em março de 2016 seu mais novo autódromo, o Circuito dos Cristais. Com um novo conceito de residência e casa de veraneio Curvelo receberá os apaixonados por esportes a motor com um empreendimento inovador e completo.

Com uma área de 4 milhões de metros quadrados  o Circuito dos Cristais é um empreendimento único na América Latina. Além do moderno circuito o complexo conta com uma exclusiva área residencial, o Casa de Pista, uma grande área de preservação permanente, estrutura para diversos esportes in e off-road. O projeto prevê ainda uma segunda etapa com a implementação de áreas comerciais, estrutura hoteleira e conveniências.

Um dos representantes da TecRacing parques, o engenheiro Gunnar San Martin, esteve no Sonata Motors Especial de aniversário e falou um pouco mais sobre o empreendimento, confira a íntegra da entrevista:

imagem: www.circuitodoscristais.com.br
Modelo Casa de Pista


SM - Quando e como surgiu a idéia de criar o Circuito dos Cristais?

Gunnar - Já faz tempo que Minas Gerais sonha com seu autódromo internacional, pois é um Estado que tem muitos pilotos de destaque tanto no automobilismo quanto no motociclismo. A idéia surgiu em encontros Track Days em São Paulo. Alguns empresários mineiros apaixonados pelo esporte motor se organizaram em 2012 e começaram a desenvolver a idéia, pois entenderam que Minas Gerais tem um enorme potencial. A partir dai iniciou-se uma pesquisa por tendências mundiais na construção de novos autódromos. O estudo de viabilidade  demonstrou que seria necessário construir todo um complexo, ou seja, construir também um a estrutura de serviços no entorno do autódromo.

SM - Qual a previsão de entrega das obras? o Circuito e as residências serão entregues simultaneamente?

Gunnar - A fase 1 das obras do autódromo termina em março de 2016, com a inauguração da pista - já estamos contatando os responsáveis por algumas categorias para acertamos qual será a primeira modalidade a andar no autódromo.
Já o Clube Casa de Pista estará pronto para os associados construirem suas residências em junho de 2016, com toda a estrutura urbanística e clube campestre.

SM - Já existem proprietários para as Casas de Pista? Quem quiser conhecer o empreendimento e comprar sua unidade como deve proceder?

Gunnar - Sim, já foram comercializados aproximadamente 70 títulos do Clube e o legal é que a maioria foi para pilotos amadores e profissionais de esportes on e também off road. O Circuito dos Cristais contará também com uma pista de motocross padrão internacional e circuitos off road para várias modalidades.
Para conhecer o projeto em detalhes e reservar seu título, basta enviar sua mensagem através do próprio site: www.circuitodoscristais.com.br ou ligar direto na área de vendas da empresa TecRacing que é a responsável pelo empreendimento através do número (31) 2523-6619. Temos um programa semanal de apresentações para que os interessados possam conferir in loco a evolução das obras.

SM - Existe um padrão para construção no Casa de Pista? As plantas deverão ser aprovadas? Qual o prazo para construção após a associação?

Gunnar - Sim, o Casa de Pista é uma associação em forma de condomínio, portanto existem documentos que regulamentam seu funcionamento, estatuto, regimento, código esportivo e também o código de obras que estabelece um padrão a ser seguido, sendo assim, os projetos e a execução serão fiscalizados por um comitê.
Não foi estabelecido prazo para a construção.

SM - Qual a perspectiva de aceitação e qual foi a inspiração para esse investimento?

Gunnar - A perspectiva de aceitação é muito boa. Já verdade já fomos surpreendidos no que diz respeito a venda e títulos do Clube, ou seja, a aceitação do modelo clube já é um grande sinal para o sucesso de operação do autódromo Circuito dos Cristais.

É também importante ressaltar alguns números que serviram de base para a aprovação do investimento: 
- O Brasil é o 4º no ranking de produtores mundiais de motocicletas, atrás da China, Índia e Indonésia;
- Minas é o 2º no ranking brasileiro e tem também uma enorme tradição em off road (enduro e motocross);
- O Brasil tem 20 mil pilotos filiados e apenas 17 autódromos enquanto os Estados Unidos têm mais de 70.
Comentário: Precisamos acabar com os pegas, tirar a "rapaziada" das ruas e estradas e criar um local adequado e com segurança para que eles possam se desenvolver e quem sabe se profissionalizarem.
A inspiração nasceu da paixão pelo automobilismo e motociclismo dos dois principais diretores da empresa, os srs. Alfredo e Marco Túlio.
São mineiros, amantes da velocidade e empreendedores. Durante três anos desenvolveram uma matriz de viabilidade técnica e econômoca. Aplicaram essa matriz em várias áreas da cidade no entorno de Belo Horizonte até localizarem o espaço ideal para o investimento.

SM - O Circuito dos cristais está localizado em Curvelo, por que essa cidade foi escolhida?

Gunnar - Curvelo atendeu os principais critérios da matriz de viabilidade, pois é uma cidade com 90 mil habitantes, está localizada a 143 km de uma capital e a 128 km de um aeroporto internacional, o aeroporto de Confins. O relevo e o clima também é adequado, por ser uma região de poucas chuvas, além disso está localizada em um eixo rodoviários que conta com o entroncamento de cinco estradas.
Na verdade a cidade é um polo de serviços que atende a aproximadamente 300 mil habitantes das cidades vizinhas. Tem faculdades, hospitais bem aparelhados, um aeroporto com 1200 metros de pista e além de ser muito bonita e acolhedora é uma cidade bem estruturada e em crescimento.
Um fator importante é que o autódromo estará posicionado estrategicamente margeando a nova entrada da cidade que está sendo asfaltada. A nova Rodovia LMG 754 faz parte do circuito turístico das Grutas de Guimarães Rosa e dos 42 km de asfalto novo, 27 já foram concluídos.

SM - Existem projetos para a construção de outros circuitos pelo país? Algum projeto já está em andamento?

Gunnar - Sim, após o lançamento do Circuito dos Cristais,a  TecRacing foi procurada por alguns empresários brasileiros, porém ainda estamos iniciando os estudos.

SM - A associação ao Clube Casa de Pista será aberta a não moradores do complexo?

Gunnar - A associação é somente para proprietários, porém é possível que no futuro, mediante votação, a Diretoria aprove a criação de uma nova categoria de associado contribuinte

SM - Qual a diferença de Associado e Associado Piloto?

Gunnar - Os associados do Clube Casa de Pista tem vários benefícios:
- Acesso livre ao Padock Vip que será uma edificação com 1600 metros quadrados para que o associados juntos com seus familiares e convidados possam assistir as corridas e eventos;
- Acesso livre ao Clube Campestre que contará com piscinas, parques, etc.;
- Acesso aos Circuitos Off Road;
- Área privativa de 500 metros quadrados para construir sua casa ou chalé, que inclusive poderá ser fonte de renda para o associado, se inclusa no pool de serviços de hotelaria previsto que será administrado pelo Clube para hospedar equipes e o público em geral durante a realização de eventos e corridas.

Já o Associado Piloto tem todos esses benefícios e mais um benefício adicional chamado de "free pass", ou seja, ele poderá também pilotar seu carro ou moto esportiva na pista asfaltada do autódromo, em um programa de Track days que será organizado pelo comitê esportivo do Clube.

Conheça o Circuito dos Cristais: www.circuitodoscristais.com.br (31) 2523-6619

imagem: www.circuitodoscristais.com.br
Entrada do Clube Casa de Pista