sábado, 22 de junho de 2013

Conheça o Instituto Ingo Hoffmann

"Quando os homens se unem para transformar um mundo melhor, todo o Universo conspira a favor e transforma sonhos em realidade. 

No dia 21 de outubro de 2006 foi inaugurada essa obra social realizada através da solidariedade de empresas, parceiros, colaboradores e pessoas" 
Instituto Ingo Hoffmann

O Pit Baby foi conhecer de perto o Instituto Ingo Hoffmann.

Localizado em Campinas, ao lado do Centro Infantil Boldrini, que é referência no tratamento do Câncer Infantil. Fundado em 2006, o Intituto já atendeu mais de 5 mil pessoas, proporcionando dignidade aos pacientes e aos familiares que buscam o tratamento e a cura do câncer.

O Atendimento

Os assistentes sociais do Hospital Boldrini fazem a triagem das famílias encaminhando ao Instituto aquelas que julgam mais necessitadas do apoio prestado.

Os critérios de avaliação são: a distância em que as famílias se encontram de seus lares, as condições financeiras e o tempo em que a criança está ou é previsto ficar em tratamento, já que mesmo famílias com melhores condições financeiras são obrigadas a largar suas atividades para acompanharem seus filhos, e em pouco tempo, aqueles que tinham condições financeiras estáveis, perdem essa posição.

Em pleno século XXI, o Instituto ainda recebe pessoas que desconhecem vaso sanitário, chuveiro, torneira, etc.
Os voluntários e assistentes sociais ensinam essas pessoas a utilizarem esses itens que para a maioria de nós são tão básicos e para eles, totalmente desconhecidos.

A estrutura

O Instituto é formado por 10 vilas, cada uma delas com 3 casas capazes de receber e acomodar com conforto e dignidade até 30 famílias.

Uma das vilas deve ficar sempre disponível para casos de emergência.

Cada mãe é responsável pela limpeza e organização de sua casa, pela louça de sua família no refeitório e pelas roupas que são lavadas e passadas em lavanderia coletiva com escala para uso. Todos os mantimentos e produtos de higiene e limpeza são fornecidos e controlados pelo Instituto, que também orienta as mães sobre o uso adequado.

O Instituto possui uma brinquedoteca totalmente equipada para distrair as crianças, biblioteca e sala de informática, onde são ministrados cursos para os familiares e pacientes interessados.

Também foi construído um espaço onde as famílias podem receber visitas no final de semana, com churrasqueira, forno de pizza, tudo movido a lenha já que as crianças não podem comer alimentos preparados no carvão. A carne para o churrasco e tudo que mais que for  necessário para que as visitas sejam recebidas também é fornecido pelo Instituto.

Existe o "Espaço Mulher" onde as mães cuidam dos cabelos, das unhas e da auto-estima, umas ensinando as outras aquilo que sabem de estética e beleza.

Equipado com dois almoxarifados, um de produtos de higiene e limpeza e outro de mantimentos, onde as  doações são organizadas e armazenadas para o uso, diariamente uma pessoa responsável retira os mantimentos necessários para o uso diário, dessa forma, evita-se o desperdício. 

A organização dos almoxarifados é algo exemplar.

Construção e Manutenção das Casas

Cada vila foi construída e é mantida com recursos doados por empresas, grupos de empresas, parceiros e famílias.

Casa do Voluntário e tratamento de pacientes

Toda noite um voluntário dorme no Instituto em uma casa construída especialmente para ele com a função  de atender casos de emergência. 

Em qualquer intercorrência com o paciente, o voluntário é acionado e leva a criança para o Boldrini.

Nenhum procedimento é feito com a criança dentro do Instituto para que ela não relacione o Instituto ao tratamento, e sim a um lar. Procedimentos, por mais simples que sejam, são ministrados no Hospital.

Os principais responsáveis


O Instituto começou emprestando a credibilidade do desportista Ingo Hoffmann, conhecido por sua determinação e caráter. Ele provou que é possível fazer um trabalho sério com a utilização correta de recursos.

Atualmente a credibilidade de ambos é única e ainda atestada por auditorias anuais da Ernst & Young.

A diretoria ainda conta com a brilhante participação de Guto Negrão na vice-presidência e dos Conselheiros: Carlos Roberto Folegatti, Bárbara Ribeiro Barsotti e Francisco Prisco. a Direção Financeira é de Marcos Ott Hoffmann.

A administração e gerência do Instituto é executada com competência e seriedade por Regina Alice Alcântara Ribeiro Barsotti, um dos pilares do Instituto com sua dedicação e amor.

Como Ajudar

Pessoas Físicas e Jurídicas em Geral

O INSTITUTO INGO HOFFMANN, é uma entidade beneficente sem fins lucrativos, com CNPJ nº 06.346.377/0001-83, com sede administrativa na Rua dos Pintassilgos, 174 - sala 02 - Jardim Itália, na cidade de Vinhedo - SP, e com o Projeto Social instalado na Rua Márcia Mendes 679, Barão Geraldo, Campinas - SP.

Depósitos

Instituto Ingo Hoffmann
Banco Bradesco - Nº 237
Agência - nº 0323-9
Conta Corrente - 58717-6
CNPJ: 06.346.377/0001-83

Contribua mensalmente, acesse o link:


Pessoas Jurídicas tributadas pelo lucro real - Incentivo Fiscal

Conheça os incentivos fiscais que permitirão à sua empresa, alocar parte do seu Imposto de Renda para o Instituto Ingo Hoffmann:

Empresários que queiram firmar parceria


Deixe sua marca ou de sua empresa na vida destas crianças e de suas famílias.

SEJA UM DOADOR DE UMA DAS COTAS DE MANUTENÇÃO DO PROJETO




Imagens

Acomodações

Quarto com duas camas, um armário e um banheiro


Sala com TV a cabo e sofá cama
para acomodar mais pessoas da família

A cozinha das casas é bem básica pois existe refeitório coletivo







































Atendimentos

Total de atendimentos desde a abertura até 01/05/2013


Brinquedoteca

Biblioteca e sala de informática



























Almoxarifados

Higiene e Limpeza














Mantimentos 





 Mantenedores das Vilas - Parceiros





























Vila 10















Vilas 8 e 9















Vilas 6 e 7































Vilas 4 e 5















Vila 2 e 3















Vila 1














Refeitório





























O Idealizador


Ingo Hoffmann e Sandra Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário