Coluna: Outros Motores com Sandra Corrêa
Sandra Corrêa escreve para o site Motociclismo News
www.motociclismonews.com
Motociclismo News - Outros Motores
19/06/2012
Sandra Corrêa
- Correspondente Esportivo;
- Locutora e Apresentadora do Sonata
Motors na Sonata Web Rádio;
- Estudante de Rádio – Setor de
Locução no Senac;
- Tem verdadeira paixão pelos motores
e sua filosofia é:
“Que o sangue não corra em suas
veias, tire racha!
“Que em seu peito vibre um V8 e que
os obstáculos de sua vida sejam vencidos com belas ultrapassagens”
Essa semana falaremos sobre as bandeiras utilizadas na Fórmula 1.
Envie suas dicas e sugestões
para sandralocutora@live.com e ouça o
Sonata Motors na Rádio Sonata Web Rádio, todas as terças feiras a partir das 10
da noite, ao vivo e sábados das 11 da manhã as 2 da tarde.
Bandeiras da Fórmula 1
Foto: Sandra Corrêa
Bandeira
amarela
Perigo logo à frente. Proibido ultrapassar. Reduza a velocidade.
Bandeira
azul
O retardatário deverá dar passagem a um carro mais veloz que quer
ultrapassá-lo. Pelas regras de 2009, o piloto deverá permitir a passagem até
três curvas após lhe ser mostrada a bandeira ou fica sujeito a penalizações.
Geralmente essa punição se dá através da passagem pelo box sem parada, ou
parada de 10 segundos.
Bandeira
verde
Pista livre após incidente.
Bandeira
vermelha
Corrida paralisada devido a acidente, ou devido a problemas meteorológicos ou
acidentes particularmente graves
Bandeira
listrada em amarelo e vermelho
Cuidado.
Óleo na pista ou pista escorregadia.
Bandeira
branca
Carro
lento na pista. Pode ser uma ambulância ou qualquer outro carro de serviço na
pista.
Bandeira
xadrez (ou quadriculada)
Fim
da prova.
Bandeira
metade preta, metade branca na diagonal
Vem
acompanhada com o número do piloto. Ele tomou alguma atitude antidesportiva,
a qual deve ser corrigida o mais rápido possível para não haver
desclassificação.
Bandeira
preta
Desclassificação do piloto ao qual foi indicada.
Bandeira
preta com um círculo laranja
Vem acompanhada com o número do piloto. Indica que há algum problema técnico.
O piloto deverá voltar aos boxes.
Cuidados com seu
veículo
Foto: Sandra Corrêa
ALINHAMENTO
Junto
com o balanceamento e o rodízio de pneus, o alinhamento é vital para a
segurança, conservação e maior economia. Recomenda-se executar esses serviços a
cada 10000 quilômetros para evitar o consumo prematuro dos pneus, o
desequilíbrio do carro e o desgaste do sistema de suspensão e da direção.
BANCOS
Mesmo
os revestidos de tecido sintético, que são bem mais resistentes, mancham.
Vazamentos de produtos químicos, alimentos líquidos ou pastosos e barro
encabeçam a lista dos maiores responsáveis pela sujeira. Para uma limpeza
profunda, procure uma empresa de confiança para a lavagem. Os de plástico podem
ser limpos com um pano úmido. Porém, é importante não deixar que a sujeira, ou
a poeira em excesso, se acumule. Bancos revestidos de couro também necessitam
de cuidados. Para limpá-los, use um pano umedecido. O couro de boa procedência
é impermeável e não encharca, nem fica quebradiço com o tempo. O ideal é
hidratar o couro com vaselina líquida a cada seis meses. Retire o pó e aplique
a vaselina. Tire o excesso e espere três horas até o couro absorver o produto.
Em regiões mais quentes e úmidas, essa manutenção deve ser feita a cada dois
meses. Procure estacionar sempre à sombra, pois o sol tende a ressecar o couro,
causando rachaduras irrecuperáveis em sua superfície.
CAMBAGEM
É
o ajuste que determina o ângulo entre o chão e a linha vertical da roda. O
controle dessa inclinação, que pode ser positivo ou negativo, influencia as
características de rolamento das rodas. Um sinal de que existe problema na
cambagem é o desgaste irregular dos pneus. Uma checagem nas rodas a cada 10000
quilômetros, incluindo aí o rodízio dos pneus, é indicada. Oficinas
especializadas fazem a leitura da inclinação por meio de sensores eletrônicos.
Havendo necessidade, o acerto é feito apertando ou soltando um jogo de
parafusos no braço de suspensão da roda ou diretamente no eixo. O alinhamento e
o balanceamento devem ser incluídos no ajuste para que o acerto seja realmente
eficiente
CATALISADOR
É
um dispositivo instalado no escapamento com a função de transformar substâncias
poluentes em gases menos nocivos à atmosfera. Dependendo da qualidade do
combustível utilizado, pode durar 80000 quilômetros. Porém, está sujeito a
danos especialmente por estar instalado na parte inferior do veículo. Evite
entrar em poças de água profundas e procure desviar de pedras maiores, que
podem causar estragos. Catalisador danificado perde a eficiência, já que seus
elementos internos, de cerâmica, se desfazem e não conseguem mais transformar
os gases. E um novo custa bem caro.
CINTO DE SEGURANÇA
Peça
fundamental para a segurança do motorista e dos passageiros e de uso
obrigatório por lei. Verifique sempre se os engates e os pontos de fixação da
peça estão bem conservados e presos. As tiras devem estar bem costuradas e sem
folgas. Os mecanismos também devem ser constantemente lubrificados. A
manutenção inclui uma limpeza regular. Um pano umedecido com um detergente
suave é indicado para manter as tiras limpas.
EQUIPAMENTOS DE EMERGÊNCIA
Se
não tiver estepe, extintor de incêndio e o triângulo de sinalização no carro,
você pode ser multado, já que a legislação o obriga a tê-los. Equipamentos como
macaco ou chave de roda são de apoio, mas não são obrigatórios. Porém, todos
são de extrema utilidade e nunca podem faltar em um veículo. Cuide para que
estejam sempre à mão e em plenas condições de uso. Estepe: Deve estar sempre
calibrado e balanceado. Se precisar usá-lo e ele estiver murcho, prefira
colocá-lo na parte traseira, instalando o pneu bem calibrado na frente.
Extintor: Num incêndio, retire o lacre de inviolabilidade, levante a alavanca e
aperte o gatilho na direção do fogo. Triângulo: Indica que um carro parado está
com problemas. Deve ser colocado a uma distância de, no mínimo, 50 metros do
veículo. Macaco: Atenção redobrada às instruções de uso que vêm no manual do
proprietário. Macaco mal colocado pode causar acidentes. Chave de roda: A
melhor é a do tipo cruzeta, que permite o uso dos pés para ajudar a soltar os
parafusos da roda. Há outros itens que podem ser bastante úteis em emergências
ou ocasiões imprevistas: luvas de tecido, panos para limpar as mãos e para
forrar o chão (no caso de uma troca de pneu) ou os bancos e o porta-malas
(quando for transportar algum objeto sujo ou molhado).
ESCAPAMENTO
Com
o uso constante, sofre desgaste provocado pelos resíduos corrosivos de
combustível e óleo e deve ser trocado sempre que apresentar buracos ou
rachaduras, para não comprometer o bom desempenho do motor. Composto por
câmaras de expansão, conversores catalíticos e tubos, é o sistema responsável
por recolher e eliminar os gases queimados no processo de combustão no motor,
bem como pela redução do nível de ruído produzido por seu funcionamento, graças
a um silenciador interno. Ele abafa o ruído do escape. Dentro do silenciador,
há tubos perfurados e defletores que desviam o fluxo do gás, reduzindo sua
velocidade e a pressão. Isso diminui as vibrações e o ruído.
FARÓIS
A
maioria dos motoristas não sabe, mas é necessário fazer revisões periódicas dos
faróis do carro. As lâmpadas devem ser trocadas a cada dois anos,
aproximadamente. Além disso, buracos e depressões nas cidades e estradas fazem
com que os faróis percam a regulagem de fábrica em até três meses. Por isso,
recomenda-se fazer uma revisão completa a cada noventa dias. Lembre-se: olhos
ofuscados por luz alta podem demorar até meio minuto para se recuperar. Quanto
maior a velocidade, maiores os riscos de acidentes.
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
É
um equipamento de primeira necessidade. Seu bom funcionamento é sinônimo de
segurança, em dias de neblina ou chuva. Verifique periodicamente a pressão do
braço do limpador, a borracha das palhetas (se ela passa e deixa marcas no
vidro, está na hora de trocá-las), bem como o jato do esguicho de água do
pára-brisa.
LUZES
O
bom funcionamento das luzes é fundamental em um veículo e pode evitar situações
de perigo. E não só os faróis. Lanternas, piscas, luzes de freio e de ré,
iluminação interna, luzes do painel, bem como a fonte de energia – a bateria –,
devem ser constantemente checados para que não haja surpresas. No caso da
bateria, observe se os cabos estão oxidados (geralmente há o acúmulo de um pó
pastoso esbranquiçado), ou se estão frouxos ou soltos.
RODAS
Buracos
e guias são os seus maiores inimigos. Elas amassam e entortam em choques mais
fortes e só uma troca resolve o problema. Rodas em bom estado e pneus com
especificação correta, devidamente calibrados, evitam desgastes, melhoram a
segurança e economizam combustível. Para cada tipo de veículo, existem rodas
com medidas adequadas para não prejudicar seu desempenho. Portanto, não é só a
beleza que conta na hora de escolher rodas que não sejam originais de fábrica
para seu carro.
TETO SOLAR
Esse
equipamento exige um bom funcionamento das borrachas de vedação e lubrificação
das articulações. É preciso ler o manual de cada fabricante com atenção, pois
só ele contém as informações específicas para que você cuide bem do seu teto,
prolongando sua vida útil. Quando o carro já sai de fábrica equipado com ele,
não há problemas de desvalorização na hora da revenda. Atenção: o mesmo não
acontece se o teto for colocado depois.
VIDROS
Para
evitar riscos precoces, nunca ligue o limpador de pára-brisa quando o vidro
estiver seco. Ele normalmente acumula poeira, óleo e outras sujeiras. Para
lavar os vidros, utilize sempre muita água com detergente suave ou limpa-vidros
e uma flanela macia. Não deixe que a sujeira se acumule. Eles devem estar
sempre bem limpos para não prejudicar a visibilidade, principalmente, e
contribuem com a boa aparência do veículo.
Fonte: Guia Quatro Rodas
12/06/2012
Sandra Corrêa
- Correspondente Esportivo;
- Locutora e Apresentadora do Sonata
Motors na Sonata Web Rádio;
- Estudante de Rádio – Setor de
Locução no Senac;
- Tem verdadeira paixão pelos motores
e sua filosofia é:
“Que o sangue não corra em suas
veias, tire racha!
“Que em seu peito vibre um V8 e que
os obstáculos de sua vida sejam vencidos com belas ultrapassagens”
Essa semana falaremos sobre Interlagos e Segurança no Trânsito.
Envie suas dicas e sugestões
para sandralocutora@live.com e ouça o
Sonata Motors na Rádio Sonata Web Rádio, todas as terças feiras a partir das 10
da noite, ao vivo e sábados das 11 da manhã as 2 da tarde.
Autódromo de Interlagos - História
Foto: Sandra Corrêa
O Autódromo de Interlagos (cujo nome oficial é Autódromo José Carlos
Pace) é um autódromo localizado no bairro de Interlagos na cidade de São Paulo,
Brasil.
Foi inaugurado em 12 de maio de 1940, pelo interventor Dr. Ademar de
Barros, e desde 1972 sedia o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.
O nome tradicional do circuito vem do fato que ele foi construído em uma
região entre dois lagos artificiais, Guarapiranga e Billings, que foram
construídos no começo do século XX para suprir a cidade com água e energia
elétrica.
Em meados dos anos 80 foi renomeado para homenagear o piloto de Fórmula
1 José Carlos Pace, falecido em 1977. Anexo a sua construção, há um Kartódromo,
o Kartódromo Municipal Ayrton Senna.
O circuito é um dos poucos fora dos Estados Unidos a ter sentido
anti-horário. Nesse autódromo são realizadas as principais competições de
Automobilismo do Brasil. É conhecido internacionalmente por sediar a etapa do
Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, atualmente sendo o único de toda a
América Latina no calendário do campeonato.
Dicas de Segurança
Foto: Sandra Corrêa
- Posicione seus retrovisores de forma mais
aberta possível para aumentar o ângulo de visão e diminuir os pontos
cegos.
- Pneus muito cheios diminuem a aderência. Pneus
mais vazios gasta-se mais gasolina, mas aumenta-se a aderência e a
segurança. Os pneus devem ser calibrados conforme manual do veículo e de
acordo com o peso da carga.
- Vai viajar? Distribua o peso da bagagem na
mala! melhora a estabilidade.
- Nunca use os freios em curvas, prefira a
redução ou freio motor.
- Nunca cole atrás de outros veículos nem na
cidade ou na estrada, uma parada brusca causa um engavetamento e quem bate
atrás sempre está legalmente sem razão.
- Ligue a seta bem antes de fazer a curva, na
última hora de nada adianta.
- Faróis ligados seja dia ou noite, cidade ou
estrada, não disse lanternas não, são faróis mesmo, garante a visibilidade
e a segurança.
- A cada duas trocas de óleo, troque o filtro de
óleo, salvo se o manual do carro diz em contrário.
- Não espere as velas de ignição e o filtro de
álcool ou gasolina entupirem e o carro enguiçar para trocá-los, são
baratos, troque-os ao menos uma vez por ano.
- Sempre tenha uma maleta de ferramentas,
lanterna, pilhas, uma vela e fósforos como ferramentas de reserva na cidade
ou estrada.
- Segurança: os alarmes só fazem barulho e não
oferecem tanta segurança assim, coloque uma tranca carneiro mais o alarme.
- Evite insulfim (filme escuro) no parabrisa, a
maioria dos motoristas se arrepende depois, nos outros vidros não há problema.
Vantagem: conforto dos olhos, conservação do interior do veículo e também
indiscutível discrição.
- Água do radiador, colocar com o carro frio.
- Crianças só no banco de trás, principalmente
de 10 anos para baixo, é lei!
- O uso do cinto de segurança diminui muito as
probabilidades de mortes nos acidentes.
- Cuidado com o farol alto no rosto dos
motoristas que vem em sentido contrário a você na estrada, ofuscando-os
eles podem perder muito a visibilidade e o controle do carro e bater de
frente em você. Vingança e desafio deixemos para os fracos e sem
consciência.
- Discussão e brigas no carro? Cuidado com o
processo das energias! Pare o carro, saia e brigue lá fora, depois volte e
siga viagem. Se não houver jeito, pare o carro, espere a harmonia se
restabelecer e exteriorize energias de amor no ambiente. Se não sabe o que
isso, faça algumas orações em voz alta desde que não sejam palavras
decoradas.
- Usar o cinto de segurança com folga entre o
cinto e o corpo do ocupante é muito perigoso. O cinto tem a função de
desacelerar o corpo junto com a desaceleração do veículo. A folga do cinto
permite que o veículo desacelere enquanto o corpo continua na mesma
velocidade. Assim, quando o corpo eliminar a folga do cinto ocorrerá um
choque entre o corpo do ocupante e o cinto. O choque será tanto maior
quanto maior for à folga entre o cinto de segurança e o corpo do ocupante.
- O uso do cinto de segurança em veículos com
Air-Bag é muito importante. O Air-Bag se infla muito rapidamente, podendo
o choque do Air-Bag se inflando ser maior que o próprio choque do
acidente.
- O uso do banco muito próximo também é perigoso
em veículos com Air-Bag, mesmo com a utilização do cinto de segurança. O
Air-Bag tem uma zona eficiência, que é uma distância especifica do volante
ou painel (no caso do Air-Bag do passageiro).
- Da mesma forma um banco muito afastado ou
reclinado, pode tirar toda eficiência do Air-Bag.
- Crianças pequenas, Gestantes, Idosos e até
mesmo acento de bebes não devem ser transportados em acentos com Air-Bag.
Alguns veículos (principalmente camionetes) já possuem um dispositivo para
desativar o Air-Bag no caso de ter que se transportar os indivíduos
descritos acima.
- Em veículos equipados com os modernos freios
ABS (anti-travamento) deve-se em caso de emergência pressionar o pedal do
freio com firmeza sem aliviar e caso necessário pode-se virar a direção
sem perder o controle.
- Ao transportar objetos no veículo utilize
sempre o porta malas, procurando colocar os objetos mais pesados
encostados ao encosto do banco traseiro, assim o peso fica melhor
distribuído.
- Deve-se dirigir com os polegares da mão para
cima e fora do volante, principalmente se o veículo não tiver direção
hidráulica. A razão para isso é que se a roda se chocar contra um tronco,
um buraco ou uma pedra grande, o volante pode girar violentamente
prendendo os polegares e até mesmo quebrando o dedo.
- Evite som alto enquanto tiver dirigindo,
atrapalha os reflexos e desconcentra a atenção e evite falar demais quando
estiver ao volante, desconcentra muito mais. Celular nem se fala! Existem
vários casos de morte por se usar o celular.
Fonte: http://www.consciencial.org
05/06/2012
Sandra Corrêa
- Correspondente Esportivo;
- Locutora e Apresentadora do Sonata Motors na Sonata Web Rádio;
- Estudante de Rádio – Setor de Locução no Senac;
- Tem verdadeira paixão pelos motores e sua filosofia é:
“Que o sangue não corra em suas veias, tire racha!
“Que em seu peito vibre um V8 e que os obstáculos de sua vida sejam vencidos com belas ultrapassagens”
Essa semana falaremos sobre Fórmula Indy e Segurança no Trânsito.
Envie suas dicas e sugestões para sandralocutora@live.com e ouça o Sonata Motors na Rádio Sonata Web Rádio, todas as terças feiras a partir das 10 da noite, ao vivo e sábados das 11 da manhã as 2 da tarde.
Fórmula Indy – E se fosse no Brasil?
Foto: Sandra Corrêa
A corrida da Fórmula Indy do último final de semana foi interrompida devido a buracos que se abriram na pista com o descolamento da massa asfáltica que os cobria.
Depois de quatro anos sem competições na cidade de Detroit, a Fórmula Indy retorna a pista, porém os organizadores parece que não se preocuparam muito com a qualidade.
A corrida ficou interrompida por quase uma hora enquanto técnicos cobriam os buracos com concreto de secagem rápida.
Will Power e Tony Kanaã, representantes dos pilotos, verificaram a pista após o conserto e avaliaram que a corrida poderia recomeçar, porém devido a possibilidade de chuvas e ao avançado da hora a etapa foi reduzida de 90 para 60 voltas.
Agora pergunto: E se fosse no Brasil?
Muitos brasileiros seriam os primeiros a criticar, como aconteceu na primeira etapa em 2010. Porém, eu estive nas três provas no Anhembi e posso garantir que estamos no mesmo nível ou até em nível mais elevado que os Estados Unidos ou Europa na construção de circuitos de rua.
Em 2010, saí do sambódromo as 18hs com os carros escorregando e batendo, sinceramente achei que não seria possível prosseguir com a corrida, mas o Brasil provou que quando o assunto é trabalho, somos os melhores, as 8 horas da manhã do dia seguinte, quando retornei ao sambódromo, com exceção da poeira que levantou na primeira volta que os carros deram no circuito, estava tudo perfeito e a corrida foi espetacular.
Os organizadores de provas nos Estados Unidos elogiaram o trabalho do Brasil, enquanto muitos brasileiros, só criticaram. Precisamos aprender um pouco do patriotismo americano.
Somos tão bons quanto eles, mas não temos o mesmo orgulho e patriotismo.
Primeira passagem dos carros pelo Sambódromo em 2010
Foto: Sandra Corrêa
Dicas de Segurança
Foto: Sandra Corrêa
Dicas de Segurança no Trânsito
Trafegue na faixa certa - Em baixa velocidade, conserve-se na faixa da direita. Você se mantém mais seguro e não atrapalha o trânsito.
Cuidado nas ultrapassagens - Só ultrapasse pela faixa da esquerda. Você evita surpresas para você e para o motorista da frente.
Atenção ao sinal amarelo - Não faça do sinal amarelo um complemento do verde. Pare e evite acidentes com carros e pedestres.
Buzina só em último caso - Evite ficar buzinando o tempo todo. Isso só causa stress e sustos desnecessários. Quando o carro à sua frente estancar no sinal, tenha paciência e aguarde. Antes de buzinar, lembre-se que poderia ser você.
Racha é crime - Fazer pega nas ruas é crime. Rua não é pista de corrida. Acidentes durante pegas geralmente matam motoristas e transeuntes inocentes.
Não utilize celular - É proibido usar telefone celular enquanto se dirige. Quando o seu tocar, estacione o carro em local seguro e só então atenda. Falar ao celular atrapalha a concentração e provoca acidentes graves.
Estacione sempre corretamente - Nunca pare em fila dupla, principalmente em frente a escolas. Isso tira a visão dos motoristas que passam e das crianças que atravessam a rua. Calçada é lugar de pedestre, não de carro.
Cinto de segurança é obrigatório - Não abra mão de sua segurança. Para não amassar as roupas use um pano entre elas e o cinto, ou use acessórios acolchoados nos cintos. Torne a colocação do cinto um procedimento automático assim que entrar no carro.
Faixa de pedestre - O próprio nome já diz tudo. Não pare o carro sobre ela. É contra a lei.
28/05/2012
Motociclismo News - Outros Motores
19/06/2012
Sandra Corrêa
- Correspondente Esportivo;
- Locutora e Apresentadora do Sonata
Motors na Sonata Web Rádio;
- Estudante de Rádio – Setor de
Locução no Senac;
- Tem verdadeira paixão pelos motores
e sua filosofia é:
“Que o sangue não corra em suas
veias, tire racha!
“Que em seu peito vibre um V8 e que
os obstáculos de sua vida sejam vencidos com belas ultrapassagens”
Essa semana falaremos sobre as bandeiras utilizadas na Fórmula 1.
Envie suas dicas e sugestões
para sandralocutora@live.com e ouça o
Sonata Motors na Rádio Sonata Web Rádio, todas as terças feiras a partir das 10
da noite, ao vivo e sábados das 11 da manhã as 2 da tarde.
Foto: Sandra Corrêa
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Bandeira
amarela
Perigo logo à frente. Proibido ultrapassar. Reduza a velocidade. |
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Bandeira
azul
O retardatário deverá dar passagem a um carro mais veloz que quer ultrapassá-lo. Pelas regras de 2009, o piloto deverá permitir a passagem até três curvas após lhe ser mostrada a bandeira ou fica sujeito a penalizações. Geralmente essa punição se dá através da passagem pelo box sem parada, ou parada de 10 segundos. |
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Bandeira
verde
Pista livre após incidente. |
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Bandeira
vermelha
Corrida paralisada devido a acidente, ou devido a problemas meteorológicos ou acidentes particularmente graves |
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Bandeira
listrada em amarelo e vermelho
Cuidado. Óleo na pista ou pista escorregadia. |
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Bandeira
branca
Carro lento na pista. Pode ser uma ambulância ou qualquer outro carro de serviço na pista. |
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Bandeira
xadrez (ou quadriculada)
Fim da prova. |
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Bandeira
metade preta, metade branca na diagonal
Vem acompanhada com o número do piloto. Ele tomou alguma atitude antidesportiva, a qual deve ser corrigida o mais rápido possível para não haver desclassificação. |
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Bandeira
preta
Desclassificação do piloto ao qual foi indicada. |
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Bandeira
preta com um círculo laranja
Vem acompanhada com o número do piloto. Indica que há algum problema técnico. O piloto deverá voltar aos boxes. |
Cuidados com seu
veículo
Foto: Sandra Corrêa
ALINHAMENTO
Junto
com o balanceamento e o rodízio de pneus, o alinhamento é vital para a
segurança, conservação e maior economia. Recomenda-se executar esses serviços a
cada 10000 quilômetros para evitar o consumo prematuro dos pneus, o
desequilíbrio do carro e o desgaste do sistema de suspensão e da direção.
BANCOS
Mesmo
os revestidos de tecido sintético, que são bem mais resistentes, mancham.
Vazamentos de produtos químicos, alimentos líquidos ou pastosos e barro
encabeçam a lista dos maiores responsáveis pela sujeira. Para uma limpeza
profunda, procure uma empresa de confiança para a lavagem. Os de plástico podem
ser limpos com um pano úmido. Porém, é importante não deixar que a sujeira, ou
a poeira em excesso, se acumule. Bancos revestidos de couro também necessitam
de cuidados. Para limpá-los, use um pano umedecido. O couro de boa procedência
é impermeável e não encharca, nem fica quebradiço com o tempo. O ideal é
hidratar o couro com vaselina líquida a cada seis meses. Retire o pó e aplique
a vaselina. Tire o excesso e espere três horas até o couro absorver o produto.
Em regiões mais quentes e úmidas, essa manutenção deve ser feita a cada dois
meses. Procure estacionar sempre à sombra, pois o sol tende a ressecar o couro,
causando rachaduras irrecuperáveis em sua superfície.
CAMBAGEM
É
o ajuste que determina o ângulo entre o chão e a linha vertical da roda. O
controle dessa inclinação, que pode ser positivo ou negativo, influencia as
características de rolamento das rodas. Um sinal de que existe problema na
cambagem é o desgaste irregular dos pneus. Uma checagem nas rodas a cada 10000
quilômetros, incluindo aí o rodízio dos pneus, é indicada. Oficinas
especializadas fazem a leitura da inclinação por meio de sensores eletrônicos.
Havendo necessidade, o acerto é feito apertando ou soltando um jogo de
parafusos no braço de suspensão da roda ou diretamente no eixo. O alinhamento e
o balanceamento devem ser incluídos no ajuste para que o acerto seja realmente
eficiente
CATALISADOR
É
um dispositivo instalado no escapamento com a função de transformar substâncias
poluentes em gases menos nocivos à atmosfera. Dependendo da qualidade do
combustível utilizado, pode durar 80000 quilômetros. Porém, está sujeito a
danos especialmente por estar instalado na parte inferior do veículo. Evite
entrar em poças de água profundas e procure desviar de pedras maiores, que
podem causar estragos. Catalisador danificado perde a eficiência, já que seus
elementos internos, de cerâmica, se desfazem e não conseguem mais transformar
os gases. E um novo custa bem caro.
CINTO DE SEGURANÇA
Peça
fundamental para a segurança do motorista e dos passageiros e de uso
obrigatório por lei. Verifique sempre se os engates e os pontos de fixação da
peça estão bem conservados e presos. As tiras devem estar bem costuradas e sem
folgas. Os mecanismos também devem ser constantemente lubrificados. A
manutenção inclui uma limpeza regular. Um pano umedecido com um detergente
suave é indicado para manter as tiras limpas.
EQUIPAMENTOS DE EMERGÊNCIA
Se
não tiver estepe, extintor de incêndio e o triângulo de sinalização no carro,
você pode ser multado, já que a legislação o obriga a tê-los. Equipamentos como
macaco ou chave de roda são de apoio, mas não são obrigatórios. Porém, todos
são de extrema utilidade e nunca podem faltar em um veículo. Cuide para que
estejam sempre à mão e em plenas condições de uso. Estepe: Deve estar sempre
calibrado e balanceado. Se precisar usá-lo e ele estiver murcho, prefira
colocá-lo na parte traseira, instalando o pneu bem calibrado na frente.
Extintor: Num incêndio, retire o lacre de inviolabilidade, levante a alavanca e
aperte o gatilho na direção do fogo. Triângulo: Indica que um carro parado está
com problemas. Deve ser colocado a uma distância de, no mínimo, 50 metros do
veículo. Macaco: Atenção redobrada às instruções de uso que vêm no manual do
proprietário. Macaco mal colocado pode causar acidentes. Chave de roda: A
melhor é a do tipo cruzeta, que permite o uso dos pés para ajudar a soltar os
parafusos da roda. Há outros itens que podem ser bastante úteis em emergências
ou ocasiões imprevistas: luvas de tecido, panos para limpar as mãos e para
forrar o chão (no caso de uma troca de pneu) ou os bancos e o porta-malas
(quando for transportar algum objeto sujo ou molhado).
ESCAPAMENTO
Com
o uso constante, sofre desgaste provocado pelos resíduos corrosivos de
combustível e óleo e deve ser trocado sempre que apresentar buracos ou
rachaduras, para não comprometer o bom desempenho do motor. Composto por
câmaras de expansão, conversores catalíticos e tubos, é o sistema responsável
por recolher e eliminar os gases queimados no processo de combustão no motor,
bem como pela redução do nível de ruído produzido por seu funcionamento, graças
a um silenciador interno. Ele abafa o ruído do escape. Dentro do silenciador,
há tubos perfurados e defletores que desviam o fluxo do gás, reduzindo sua
velocidade e a pressão. Isso diminui as vibrações e o ruído.
FARÓIS
A
maioria dos motoristas não sabe, mas é necessário fazer revisões periódicas dos
faróis do carro. As lâmpadas devem ser trocadas a cada dois anos,
aproximadamente. Além disso, buracos e depressões nas cidades e estradas fazem
com que os faróis percam a regulagem de fábrica em até três meses. Por isso,
recomenda-se fazer uma revisão completa a cada noventa dias. Lembre-se: olhos
ofuscados por luz alta podem demorar até meio minuto para se recuperar. Quanto
maior a velocidade, maiores os riscos de acidentes.
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
É
um equipamento de primeira necessidade. Seu bom funcionamento é sinônimo de
segurança, em dias de neblina ou chuva. Verifique periodicamente a pressão do
braço do limpador, a borracha das palhetas (se ela passa e deixa marcas no
vidro, está na hora de trocá-las), bem como o jato do esguicho de água do
pára-brisa.
LUZES
O
bom funcionamento das luzes é fundamental em um veículo e pode evitar situações
de perigo. E não só os faróis. Lanternas, piscas, luzes de freio e de ré,
iluminação interna, luzes do painel, bem como a fonte de energia – a bateria –,
devem ser constantemente checados para que não haja surpresas. No caso da
bateria, observe se os cabos estão oxidados (geralmente há o acúmulo de um pó
pastoso esbranquiçado), ou se estão frouxos ou soltos.
RODAS
Buracos
e guias são os seus maiores inimigos. Elas amassam e entortam em choques mais
fortes e só uma troca resolve o problema. Rodas em bom estado e pneus com
especificação correta, devidamente calibrados, evitam desgastes, melhoram a
segurança e economizam combustível. Para cada tipo de veículo, existem rodas
com medidas adequadas para não prejudicar seu desempenho. Portanto, não é só a
beleza que conta na hora de escolher rodas que não sejam originais de fábrica
para seu carro.
TETO SOLAR
Esse
equipamento exige um bom funcionamento das borrachas de vedação e lubrificação
das articulações. É preciso ler o manual de cada fabricante com atenção, pois
só ele contém as informações específicas para que você cuide bem do seu teto,
prolongando sua vida útil. Quando o carro já sai de fábrica equipado com ele,
não há problemas de desvalorização na hora da revenda. Atenção: o mesmo não
acontece se o teto for colocado depois.
VIDROS
Para
evitar riscos precoces, nunca ligue o limpador de pára-brisa quando o vidro
estiver seco. Ele normalmente acumula poeira, óleo e outras sujeiras. Para
lavar os vidros, utilize sempre muita água com detergente suave ou limpa-vidros
e uma flanela macia. Não deixe que a sujeira se acumule. Eles devem estar
sempre bem limpos para não prejudicar a visibilidade, principalmente, e
contribuem com a boa aparência do veículo.
Fonte: Guia Quatro Rodas
12/06/2012
Sandra Corrêa
- Correspondente Esportivo;
- Locutora e Apresentadora do Sonata
Motors na Sonata Web Rádio;
- Estudante de Rádio – Setor de
Locução no Senac;
- Tem verdadeira paixão pelos motores
e sua filosofia é:
“Que o sangue não corra em suas
veias, tire racha!
“Que em seu peito vibre um V8 e que
os obstáculos de sua vida sejam vencidos com belas ultrapassagens”
Essa semana falaremos sobre Interlagos e Segurança no Trânsito.
Envie suas dicas e sugestões
para sandralocutora@live.com e ouça o
Sonata Motors na Rádio Sonata Web Rádio, todas as terças feiras a partir das 10
da noite, ao vivo e sábados das 11 da manhã as 2 da tarde.
Autódromo de Interlagos - História
Foto: Sandra Corrêa
O Autódromo de Interlagos (cujo nome oficial é Autódromo José Carlos
Pace) é um autódromo localizado no bairro de Interlagos na cidade de São Paulo,
Brasil.
Foi inaugurado em 12 de maio de 1940, pelo interventor Dr. Ademar de
Barros, e desde 1972 sedia o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.
O nome tradicional do circuito vem do fato que ele foi construído em uma
região entre dois lagos artificiais, Guarapiranga e Billings, que foram
construídos no começo do século XX para suprir a cidade com água e energia
elétrica.
Em meados dos anos 80 foi renomeado para homenagear o piloto de Fórmula
1 José Carlos Pace, falecido em 1977. Anexo a sua construção, há um Kartódromo,
o Kartódromo Municipal Ayrton Senna.
O circuito é um dos poucos fora dos Estados Unidos a ter sentido
anti-horário. Nesse autódromo são realizadas as principais competições de
Automobilismo do Brasil. É conhecido internacionalmente por sediar a etapa do
Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, atualmente sendo o único de toda a
América Latina no calendário do campeonato.
Dicas de Segurança
Foto: Sandra Corrêa
- Posicione seus retrovisores de forma mais
aberta possível para aumentar o ângulo de visão e diminuir os pontos
cegos.
- Pneus muito cheios diminuem a aderência. Pneus
mais vazios gasta-se mais gasolina, mas aumenta-se a aderência e a
segurança. Os pneus devem ser calibrados conforme manual do veículo e de
acordo com o peso da carga.
- Vai viajar? Distribua o peso da bagagem na
mala! melhora a estabilidade.
- Nunca use os freios em curvas, prefira a
redução ou freio motor.
- Nunca cole atrás de outros veículos nem na
cidade ou na estrada, uma parada brusca causa um engavetamento e quem bate
atrás sempre está legalmente sem razão.
- Ligue a seta bem antes de fazer a curva, na
última hora de nada adianta.
- Faróis ligados seja dia ou noite, cidade ou
estrada, não disse lanternas não, são faróis mesmo, garante a visibilidade
e a segurança.
- A cada duas trocas de óleo, troque o filtro de
óleo, salvo se o manual do carro diz em contrário.
- Não espere as velas de ignição e o filtro de
álcool ou gasolina entupirem e o carro enguiçar para trocá-los, são
baratos, troque-os ao menos uma vez por ano.
- Sempre tenha uma maleta de ferramentas,
lanterna, pilhas, uma vela e fósforos como ferramentas de reserva na cidade
ou estrada.
- Segurança: os alarmes só fazem barulho e não
oferecem tanta segurança assim, coloque uma tranca carneiro mais o alarme.
- Evite insulfim (filme escuro) no parabrisa, a
maioria dos motoristas se arrepende depois, nos outros vidros não há problema.
Vantagem: conforto dos olhos, conservação do interior do veículo e também
indiscutível discrição.
- Água do radiador, colocar com o carro frio.
- Crianças só no banco de trás, principalmente
de 10 anos para baixo, é lei!
- O uso do cinto de segurança diminui muito as
probabilidades de mortes nos acidentes.
- Cuidado com o farol alto no rosto dos
motoristas que vem em sentido contrário a você na estrada, ofuscando-os
eles podem perder muito a visibilidade e o controle do carro e bater de
frente em você. Vingança e desafio deixemos para os fracos e sem
consciência.
- Discussão e brigas no carro? Cuidado com o
processo das energias! Pare o carro, saia e brigue lá fora, depois volte e
siga viagem. Se não houver jeito, pare o carro, espere a harmonia se
restabelecer e exteriorize energias de amor no ambiente. Se não sabe o que
isso, faça algumas orações em voz alta desde que não sejam palavras
decoradas.
- Usar o cinto de segurança com folga entre o
cinto e o corpo do ocupante é muito perigoso. O cinto tem a função de
desacelerar o corpo junto com a desaceleração do veículo. A folga do cinto
permite que o veículo desacelere enquanto o corpo continua na mesma
velocidade. Assim, quando o corpo eliminar a folga do cinto ocorrerá um
choque entre o corpo do ocupante e o cinto. O choque será tanto maior
quanto maior for à folga entre o cinto de segurança e o corpo do ocupante.
- O uso do cinto de segurança em veículos com
Air-Bag é muito importante. O Air-Bag se infla muito rapidamente, podendo
o choque do Air-Bag se inflando ser maior que o próprio choque do
acidente.
- O uso do banco muito próximo também é perigoso
em veículos com Air-Bag, mesmo com a utilização do cinto de segurança. O
Air-Bag tem uma zona eficiência, que é uma distância especifica do volante
ou painel (no caso do Air-Bag do passageiro).
- Da mesma forma um banco muito afastado ou
reclinado, pode tirar toda eficiência do Air-Bag.
- Crianças pequenas, Gestantes, Idosos e até
mesmo acento de bebes não devem ser transportados em acentos com Air-Bag.
Alguns veículos (principalmente camionetes) já possuem um dispositivo para
desativar o Air-Bag no caso de ter que se transportar os indivíduos
descritos acima.
- Em veículos equipados com os modernos freios
ABS (anti-travamento) deve-se em caso de emergência pressionar o pedal do
freio com firmeza sem aliviar e caso necessário pode-se virar a direção
sem perder o controle.
- Ao transportar objetos no veículo utilize
sempre o porta malas, procurando colocar os objetos mais pesados
encostados ao encosto do banco traseiro, assim o peso fica melhor
distribuído.
- Deve-se dirigir com os polegares da mão para
cima e fora do volante, principalmente se o veículo não tiver direção
hidráulica. A razão para isso é que se a roda se chocar contra um tronco,
um buraco ou uma pedra grande, o volante pode girar violentamente
prendendo os polegares e até mesmo quebrando o dedo.
- Evite som alto enquanto tiver dirigindo,
atrapalha os reflexos e desconcentra a atenção e evite falar demais quando
estiver ao volante, desconcentra muito mais. Celular nem se fala! Existem
vários casos de morte por se usar o celular.
Fonte: http://www.consciencial.org
05/06/2012
Sandra Corrêa
- Correspondente Esportivo;
- Locutora e Apresentadora do Sonata Motors na Sonata Web Rádio;
- Estudante de Rádio – Setor de Locução no Senac;
- Tem verdadeira paixão pelos motores e sua filosofia é:
“Que o sangue não corra em suas veias, tire racha!
“Que em seu peito vibre um V8 e que os obstáculos de sua vida sejam vencidos com belas ultrapassagens”
Essa semana falaremos sobre Fórmula Indy e Segurança no Trânsito.
Envie suas dicas e sugestões para sandralocutora@live.com e ouça o Sonata Motors na Rádio Sonata Web Rádio, todas as terças feiras a partir das 10 da noite, ao vivo e sábados das 11 da manhã as 2 da tarde.
Fórmula Indy – E se fosse no Brasil?
Foto: Sandra Corrêa |
A corrida da Fórmula Indy do último final de semana foi interrompida devido a buracos que se abriram na pista com o descolamento da massa asfáltica que os cobria.
Depois de quatro anos sem competições na cidade de Detroit, a Fórmula Indy retorna a pista, porém os organizadores parece que não se preocuparam muito com a qualidade.
A corrida ficou interrompida por quase uma hora enquanto técnicos cobriam os buracos com concreto de secagem rápida.
Will Power e Tony Kanaã, representantes dos pilotos, verificaram a pista após o conserto e avaliaram que a corrida poderia recomeçar, porém devido a possibilidade de chuvas e ao avançado da hora a etapa foi reduzida de 90 para 60 voltas.
Agora pergunto: E se fosse no Brasil?
Muitos brasileiros seriam os primeiros a criticar, como aconteceu na primeira etapa em 2010. Porém, eu estive nas três provas no Anhembi e posso garantir que estamos no mesmo nível ou até em nível mais elevado que os Estados Unidos ou Europa na construção de circuitos de rua.
Em 2010, saí do sambódromo as 18hs com os carros escorregando e batendo, sinceramente achei que não seria possível prosseguir com a corrida, mas o Brasil provou que quando o assunto é trabalho, somos os melhores, as 8 horas da manhã do dia seguinte, quando retornei ao sambódromo, com exceção da poeira que levantou na primeira volta que os carros deram no circuito, estava tudo perfeito e a corrida foi espetacular.
Os organizadores de provas nos Estados Unidos elogiaram o trabalho do Brasil, enquanto muitos brasileiros, só criticaram. Precisamos aprender um pouco do patriotismo americano.
Somos tão bons quanto eles, mas não temos o mesmo orgulho e patriotismo.
Primeira passagem dos carros pelo Sambódromo em 2010
Foto: Sandra Corrêa
|
Dicas de Segurança
Foto: Sandra Corrêa |
Dicas de Segurança no Trânsito
Trafegue na faixa certa - Em baixa velocidade, conserve-se na faixa da direita. Você se mantém mais seguro e não atrapalha o trânsito.
Cuidado nas ultrapassagens - Só ultrapasse pela faixa da esquerda. Você evita surpresas para você e para o motorista da frente.
Atenção ao sinal amarelo - Não faça do sinal amarelo um complemento do verde. Pare e evite acidentes com carros e pedestres.
Buzina só em último caso - Evite ficar buzinando o tempo todo. Isso só causa stress e sustos desnecessários. Quando o carro à sua frente estancar no sinal, tenha paciência e aguarde. Antes de buzinar, lembre-se que poderia ser você.
Racha é crime - Fazer pega nas ruas é crime. Rua não é pista de corrida. Acidentes durante pegas geralmente matam motoristas e transeuntes inocentes.
Não utilize celular - É proibido usar telefone celular enquanto se dirige. Quando o seu tocar, estacione o carro em local seguro e só então atenda. Falar ao celular atrapalha a concentração e provoca acidentes graves.
Estacione sempre corretamente - Nunca pare em fila dupla, principalmente em frente a escolas. Isso tira a visão dos motoristas que passam e das crianças que atravessam a rua. Calçada é lugar de pedestre, não de carro.
Cinto de segurança é obrigatório - Não abra mão de sua segurança. Para não amassar as roupas use um pano entre elas e o cinto, ou use acessórios acolchoados nos cintos. Torne a colocação do cinto um procedimento automático assim que entrar no carro.
Faixa de pedestre - O próprio nome já diz tudo. Não pare o carro sobre ela. É contra a lei.
28/05/2012
Sandra Corrêa
- Correspondente Esportivo;
- Locutora e Apresentadora do Sonata Motors na Sonata Web Rádio;
- Estudante de Rádio – Setor de Locução no Senac;
- Tem verdadeira paixão pelos motores e sua filosofia é:
“Que o sangue não corra em suas veias, tire racha!
“Que em seu peito vibre um V8 e que os obstáculos de sua vida sejam vencidos com belas ultrapassagens”
Essa semana falaremos sobre a Porsche Cup e Copa Sonata de Kart.
Envie suas dicas e sugestões para sandralocutora@live.com e ouça o Sonata Motors na Rádio Sonata Web Rádio, todas as terças feiras a partir das 10 da noite, ao vivo e sábados das 11 da manhã as 2 da tarde.
Porsche GT3 - Resultados após 5ª e 6ª Etapas
Foto: Sandra Corrêa
Clemente Lunardi, lider da temporada venceu a prova 5 e Marcel Visconde, o píloto com o maior número de largadas venceu a prova 6 da Porsche Cup, realizadas neste sábado (26 de maio) em Interlagos.
Acompanhe os resultados:
Prova 5
1) 07 - Clemente Lunardi;
2) 27 - Ricardo Baptista;
3) 55 - Marcel Visconde;
4) 03 - Eduardo de Souza Ramos;
5) 18 - Zeca Feffer;
6) 51 - Otávio Mesquita.
Prova 6
1) 55 - Marcel Visconde;
2) 27 - Ricardo Baptista;
3) 52 - Roberto Posses;
4) 51 - Otávio Mesquita;
5) 13 - Pedro Queirolo;
6) 07 - Clemente Lunardi.
Classificação do campeonato após 6 provas
1) Clemente Lunardi - 114;
2) Ricardo Baptista - 108;
3) Marcel Visconde - 79;
4) Roberto Posses - 71;
5) Fábio Viscardi - 69;
6) Otávio Mesquita - 55,5.
A próxima etapa da Porsche GT 3 Cup será no dia 16 de junho no Autódromo Nelson Piquet, no Rio de Janeiro.
Fotos: Sandra Corrêa
Copa Sonata de Kart
Copa Sonata de Kart estréia com muita emoção
Pilotos e desafiantes compareceram nesse final de semana no K1 - Kart Indoor, proporcionando muita emoção ao público presente.
Rodrigo Kessler venceu a primeira etapa e o desafiante melhor classificado foi Yan Peter Pong Filho. Essa semana será definida a data e local da próxima etapa.
Confira a clasificação:
1 - Rodrigo Klesser - 25 pts
2 - Renato Alvarez - 18 pts
3 - Marcio Martire - 12 pts
4 - Yan Peter Pong Filho - 10 pts
5 - Alex Rocha - 8 pts
6 - Roberta Fadel - 6 pts
7 - Larissa Mello - 4 pts
Etapa 1 - Fotos: Sandra Corrêa
22/05/2012
Porsche GT3 - Resultados após 5ª e 6ª Etapas
Foto: Sandra Corrêa
Clemente Lunardi, lider da temporada venceu a prova 5 e Marcel Visconde, o píloto com o maior número de largadas venceu a prova 6 da Porsche Cup, realizadas neste sábado (26 de maio) em Interlagos.
Acompanhe os resultados:
Prova 5
1) 07 - Clemente Lunardi;
2) 27 - Ricardo Baptista;
3) 55 - Marcel Visconde;
4) 03 - Eduardo de Souza Ramos;
5) 18 - Zeca Feffer;
6) 51 - Otávio Mesquita.
Prova 6
1) 55 - Marcel Visconde;
2) 27 - Ricardo Baptista;
3) 52 - Roberto Posses;
4) 51 - Otávio Mesquita;
5) 13 - Pedro Queirolo;
6) 07 - Clemente Lunardi.
Classificação do campeonato após 6 provas
1) Clemente Lunardi - 114;
2) Ricardo Baptista - 108;
3) Marcel Visconde - 79;
4) Roberto Posses - 71;
5) Fábio Viscardi - 69;
6) Otávio Mesquita - 55,5.
A próxima etapa da Porsche GT 3 Cup será no dia 16 de junho no Autódromo Nelson Piquet, no Rio de Janeiro.
Fotos: Sandra Corrêa
Copa Sonata de Kart
Copa Sonata de Kart estréia com muita emoção
Pilotos e desafiantes compareceram nesse final de semana no K1 - Kart Indoor, proporcionando muita emoção ao público presente.
Rodrigo Kessler venceu a primeira etapa e o desafiante melhor classificado foi Yan Peter Pong Filho. Essa semana será definida a data e local da próxima etapa.
Confira a clasificação:
1 - Rodrigo Klesser - 25 pts
2 - Renato Alvarez - 18 pts
3 - Marcio Martire - 12 pts
4 - Yan Peter Pong Filho - 10 pts
5 - Alex Rocha - 8 pts
6 - Roberta Fadel - 6 pts
7 - Larissa Mello - 4 pts
Etapa 1 - Fotos: Sandra Corrêa
22/05/2012
Sandra
Corrêa
- Correspondente Esportivo;
- Locutora e Apresentadora do Sonata Motors
na Sonata Web Rádio;
- Estudante de Rádio – Setor de Locução no
Senac;
- Tem verdadeira paixão pelos motores e sua
filosofia é:
“Que o sangue não corra em suas veias, tire
racha!
“Que em seu peito vibre um V8 e que os
obstáculos de sua vida sejam vencidos com belas ultrapassagens”
Essa
semana vamos falar de eventos na Cidade de Guarulhos
Envie
suas dicas e sugestões para sandralocutora@live.com e ouça o
Sonata Motors na Rádio Sonata Web Rádio, todas as terças feiras a partir das 10
da noite, ao vivo e sábados das 11 da manhã as 2 da tarde.
Copa Sonata de Kart
Guarulhos
receberá nesse final de semana a Copa Sonata de Kart Indoor.
O evento
contará com a presença de pilotos campeões em diversas categorias que serão
desafiados pelos seus fãs, em uma disputa emocionante de velocidade.
A largada
acontecerá as 18hs, no K1 Kart-Indoor, localizado na Av Benjamin Harris Hunnicutt, 2020 - Vila Rio - Guarulhos –
SP.
Confirmaram a presença os seguintes pilotos:
- Márcio Martire – Campeão Paulista do Interior;
- Bruno Félix – Campeão da Força Livre KPG;
- Roberta Fadel;
- Rodrigo Klesser – Campeão Paulista de Kart Indoor.
A Rádio Sonata foi convidada como madrinha da competição
e a apresentadora Sandra Corrêa acompanhará tudo de pertinho. Na próxima semana
o leitor terá todas as noticias e imagens dessa competição que promete
movimentar a cidade de Guarulhos.
Maiores informações no e-mail sandracorrea@sonatawebradio.com e marciomartire@hotmail.com ou pelo telefone 11 – 7456-2829.
Guarulhos se prepara para receber um Mega Encontro Beneficente, no Ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeu.
O evento acontecerá no dia 29 de julho de 2012 e terá campeonato de Som, exposição de carros DUB e Tuning.
O ingresso será R$ 20,00 mais um quilo de alimento não perecível que beneficiará uma entidade de Guarulhos escolhida pela equipe campeã.Você pode fazer o bem e ainda curtir o melhor dos carros equipados. A Rádio Sonata, através do Sonata Motors, apoia esse evento e fará a covertura completa, inclusive da entrega dos alimentos.
Mais informações: https://www.facebook.com/events/367713203280300/377899382261682/?notif_t=plan_mall_activity
O link te levará ao evento criado no facebook, participe e fique por dentro de tudo que vai rolar nesse mega evento.
14/05/2012
Essa semana vamos falar sobre o descaso com o automobilismo e motociclismo nacionais.
Envie suas dicas e sugestões para sandralocutora@live.com e Ouça o Sonata Motors na Sonata Web Rádio todas as terças feiras a partir das 10 da noite, ao vivo e sábs das 11 da manhã as 2 da tarde.
14/05/2012
Essa semana vamos falar sobre o descaso com o automobilismo e motociclismo nacionais.
Envie suas dicas e sugestões para sandralocutora@live.com e Ouça o Sonata Motors na Sonata Web Rádio todas as terças feiras a partir das 10 da noite, ao vivo e sábs das 11 da manhã as 2 da tarde.
O futuro incerto dos esportes a motor no Brasil
Stock Car - 1ª Etapa
Arquibancadas vazias devido a mudança no horário e carros sem patrocínio
Foto: Sandra Corrêa
O autódromo de Jacarepaguá, que já estava em completo abandono chegou a ser cogitado para utilização na Rio +20 e para se ter uma idéia, essa semana foi descartado pois as obras de adaptação ficariam muito caras e não houve interessados para participar dos eventos no local.
O abandono é tão grande que fica assustador a possibilidade de reforma. O ano passado a Stock Car já teve dificuldades para competir no local e também no autódromo de Londrina.
Enquanto isso, o Autódromo de Santa Cruz do Sul, que é elogiado por pilotos, equipes e visitantes, ficou praticamente fora de todos os calendários de 2012. As causas para isso só podem ser políticas, pois um autódromo perfeito, equipado, de fácil acesso com traçado elogiado ficar "ás traças" por um ano inteiro.... alguém não trabalhou direito em Santa Cruz do Sul.
Frequentadores do autódromo e apaixonados por velocidade estão revoltados com o abandono administrativo do local, mas não estão sozinhos, em São Paulo o descaso também é grande. Semanalmente acontecem provas no autódromo de Interlagos e a população paulistana não fica sabendo. A maioria das competições é de acesso gratuito ao público, mas cadê o público? Simplesmente não foi informado.
O automobilismo gera muitos negócios para vários segmentos e onde existe a divulgação, o autódromo lota e os patrocinadores e pilotos ganham com isso, porém correr para as arquibancadas vazias não deve ser interessante para ninguém.
Torna-se necessária a união das administrações dos autódromos, das equipe, dos pilotos e de todos os apaixonados por velocidade, para que o automobilismo e o motociclismo no Brasil não entre em extinção.
É preocupante ver pilotos campeões, largando com seus carros sem patrocínio algum como foi o caso do Giuliano Lossaco na primeira etapa da Stock Car em São Paulo.
Sem um trabalho e uma divulgação efetiva, não será vantajoso para ninguém os esportes a motor.
Coluna: Outros Motores com Sandra Corrêa
Sandra Corrêa |
-Locutora e Apresentadora do Sonata Motors na Sonata Web Rádio;
-Estudante de Rádio – Setor de Locução no Senac;
“Que o sangue não corra em suas veias, tire racha!
“Que em seu peito vibre um V8 e que os obstáculos de sua vida sejam vencidos com belas ultrapassagens”
É com grande prazer que inauguro a coluna Outros Motores.
07/05/2012
Essa semana vamos falar de Stock Car, Copa Montana e sobre segurança dos pedestres.
Envie suas dicas e sugestões para sandralocutora@live.com e Ouça o Sonata Motors na Sonata Web Rádio todas as terças feiras a partir das 10 da noite, ao vivo e sábs das 11 da manhã as 2 da tarde.
Stock Car
Cacá Bueno
Foto: Sandra Corrêa
|
Cacá Bueno vence a terceira etapa da Stock Car, no último domingo no Velopark.
A corrida começou com uma grande confusão na largada que deixou fora da prova os pilotos: Tiago Camilo, Átila Abreu, Allam Khodair, Lico Kasemodel e Luciano Burti.
Em segundo lugar chegou o Ricardo Maurício que continua liderando a competição, seguido do seu companheiro de equipe Max Wilson.
A classificação da Stock Car, após 3 Etapas ficou assim:
Ricardo Maurício lidera o campeonato com 55 pontos, seguido pelo paraibano Valdeno Brito com 50 pontos, em terceiro lugar o paulistano Daniel Serra, filho do piloto Chico Serra com um total de 47 pontos.
Cacá Bueno que é cotado com grandes chances de ser campeão em 2012 aparece no 4º lugar com 44 pontos seguido por Max Wilson que tem um total de 38 pontos.
O campeonato está indefinido ainda e como esse ano não haverá a super final e nem o descarte de pontos, terminar cada uma das corridas será essencial para os pilotos e equipes.
A próxima etapa da Stock Car será dia 19/05 no circuito de rua de Ribeirão Preto.
Copa Montana
Leandro Romera
Foto: Sandra Corrêa
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Leandro Romera da J Star Racing, vence a 3ª Etapa da Copa Montana após largar em 13º.
Romera fez uma corrida impecável e ganhou o lugar mais alto do Pódio na última volta, na reta principal.
Completaram o pódio com Leandro Romera:
- Rodrigo Pimenta em 2º lugar
- e Betinho Gresse, companheiro de equipe de Romera e que subiu ao pódio nas três etapas.
Norberto Gresse
Foto: Sandra Corrêa
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Confira a classificação geral da Copa Montana, após a terceira etapa no Velopark:
Betinho Gresse, que subiu ao pódio em todas as corridas, lidera o campeonato, com 58 pontos, seguido por seu companheiro de equipe Leandro Romera que soma 54 pontos.
Em terceiro lugar aparece Marco Cozzi com 53 pontos, seguido por Rodrigo Pimenta com 52 pontos.
O quinto colocado, Tiago Geromini tem 38 pontos, um pouco mais distante dos 4 primeiros.
A próxima etapa da Copa Montana será somente em 15/07 no Rio de Janeiro, já que nas etapas de Ribeirão Preto e Londrina da Stock Car, essa categoria não participará.
Dicas de Segurança no Trânsito
Todos somos pedestres... mesmo o motorista será pedestre em algum momento.
- Atravesse as ruas com atenção;
- Atravesse sempre na faixa de pedestres;
- Não fique no meio-fio esperando o sinal fechar para os carros. Isso atrapalha a visão dos motoristas e pode causar acidentes;
- Respeite a vez do motorista. Nunca tente atravessar se o sinal estiver aberto para os carros;
- Utilize as passarelas para pedestres nas grandes avenidas ou rodovias. Não tenha preguiça nem queira encurtar o caminho. Você pode estar encurtando a sua vida;
- Ande sempre pela calçada;
- Quando não existir calçada, caminhe no sentido contrário ao do tráfego para ter melhor visão dos veículos.
- Nunca abra a porta ou desça de um carro estacionado sem primeiro olhar se estão passando pedestres ou veículos.
- Use roupas claras para andar à noite. Isso permite que os motoristas vejam você;
- Não deixe crianças brincando na rua sozinhas. Elas se distraem facilmente e não percebem o perigo.
O Município de São Paulo está autuando o motorista que não respeita a faixa de pedestres.
Porém, temos um problema cultural que levará um tempo para ser transposto.
Tenho visto nas ruas motoristas profissionais, até mesmo com carros da prefeitura, desrespeitando a faixa de pedestre e também tenho visto muito pedestre abusando do direito da faixa e atravessando com o farol vermelho para ele, mesmo quando existe o farol de travessia.
O importante é pensar que o que está em jogo são vidas e não quem vai levar a vantagem. Coloque-se no lugar do outro (motorista ou pedestre) e use o bom senso, assim a vida sempre vence.
Uma campanha Outros Motores pela vida!
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