Os rumores de uma profunda mudança no Chase da Sprint Cup, mais nobre divisão da Nascar, foram confirmados pelos dirigentes da categoria em anúncio feito na última quinta-feira (30), em Charlotte, na Carolina do Norte, Estados Unidos. Após 10 anos da instauração da fase de playoffs, o novo formato agora começará com 16 participantes, ao invés de 12.
A outra grande novidade é a adoção da forma de três eliminatórias nas 10 corridas que compõem o Chase: cada bateria é composta por três corridas e, ao final de cada uma, ocorrem eliminações de quatro pilotos em relação ao grupo que pode disputar o título. Na décima e derradeira prova, somente quatro competidores estarão hábeis a brigarem pela cobiçada taça. O que terminar melhor a etapa, leva o caneco. O objetivo da medida, segundo os organizadores, é valorizar a temporada do piloto como um todo, de modo que o título fique com aquele que tenha performances mais regulares e consistentes, sem que isso prejudique a emoção da mais importante categoria do automobilismo norte-americano.
Brian France, CEO da Nascar, tentou resumir o formato. “Vencer é a coisa mais importante e este foi o ponto-chave de nossa decisão. Chegamos a um modelo que faz com que cada corrida ganhe uma importância muito maior, simplifica o sistema de pontuação, premia mais o vencedor das etapas e dá o título ao melhor dos melhores: àquele que for melhor na grande final. Tudo isso é exatamente o que os fãs querem. O projeto foi desenvolvido para valorizar a temporada por inteiro, e este é o momento ideal para implantá-lo”, crê.
“Nós examinamos diversos conceitos ao longo dos últimos anos, fazendo pesquisa com os fãs, simulando modelos e mantendo diálogo constante com os pilotos, equipes e parceiros. O novo Chase vai ser absolutamente emocionante, fácil de entender e vai ajudar a levar nosso esporte para um outro nível”, espera o dirigente.
“Tudo pode acontecer, mas eu acho que esse formato valoriza a consistência. É mais provável que os times se forcem a vencer e manter o máximo de consistência por um período mais longo”, disse.
O presidente da Nascar, Mike Helton, fez coro ao seu dirigente ao afirmar que, mesmo que seja difícil digerir a mudança, “ela faz com que cada corrida seja mais especial”. “Eu sou um fã louco desse esporte, o amo há 50 anos. Cresci em Bristol e você não é criado em Bristol sem conhecer a Nascar, e é comum que você, então, vire um fã de Nascar. Eu sou fissurado por Bristol, um fã de Talladega, louco pela Daytona. Eu gosto da peculiaridade de cada pista, de como cada circuito é único. E, agora, essas características vão ser potencializadas no que, acredito eu, será uma disputa muito mais emocionante”, projetou, pedindo paciência aos fãs. “Peço que deem uma chance a esse novo modelo. Deixe que ele entre nas mentes de vocês”, apelou.
Como era
O Chase foi adotado em 2004, como uma espécie de playoff, em que 12 pilotos tinham o direito de disputar o título entre si. Após passar por algumas mudanças, o formato final utilizado até a temporada de 2013 funcionava da seguinte maneira: os competidores da Sprint Cup disputavam, durante as 26 provas iniciais do ano, as 10 primeiras posições da tabela. Esses 10 competidores automaticamente se classificavam para o Chase – período que compreendia as 10 últimas etapas do ano.
Quando entravam para o Chase, começavam todos com dois mil pontos, adicionando-se três pontos a mais para cada vitória que o piloto tivesse conquistado durante essas primeiras 26 provas. As outras duas vagas, para que se completassem os 12 candidatos, eram preenchidas por quem, do 11º ao 20º lugar, tivesse mais vitórias. Em caso de empate, o critério era a posição na tabela. Os 12 mais bem colocados, então, eram aqueles que tinham direito a disputar o título durante as últimas 10 corridas de cada temporada, sob o sistema normal de pontuação. Quem somasse mais pontos e, por consequência, terminasse em primeiro nessa tabela de 12 candidatos à taça, era o campeão.
Como é agora
O formato da temporada preliminar continua, com as 26 primeiras corridas sendo qualificatórias, e, as últimas 10, correspondentes ao período do Chase. Mas, ao invés de 12 pilotos, 16 entram nos playoffs como candidatos ao título. As 16 posições disponíveis para classificação serão dadas àqueles pilotos que tenham ao menos uma vitória durante as 26 etapas, com a ressalva de que o competidor esteja no top 30 da tabela. Os pilotos fora do Chase continuam correndo normalmente, pontuando sob o sistema regular.
Se mais de 16 pilotos tiverem pelo menos uma vitória, o critério será a posição na tabela. Contudo, se o líder em pontos não tiver vitórias, a ele será concedido o 16º e último lugar que dá direito à classificação para o Chase. Caso menos de 16 pilotos tenham cruzado a linha de chegada em primeiro pelo menos uma vez, as posições também serão preenchidas de acordo com a classificação na tabela. Somente duas vezes na história da Nascar houve mais de 15 vencedores diferentes nas 26 primeiras corridas da Sprint Cup – em 1961 e em 2003.
O sistema de igualar para 2000 os pontos de todos os classificados para o Chase no início dos playoffs continua, assim como o bônus de 3 pontos para cada vitória obtida nas primeiras 26 corridas.
As corridas são divididas, então, em três rounds independentes entre si, cada um contendo três etapas. Ao final de cada etapa, quatro competidores são eliminados: ou seja, de 16 candidatos ao título, restam quatro na disputa real para a corrida final, em Homestead, que completa as 10 provas. Para avançar no Chase, é preciso ter ao menos uma vitória em cada um desses três rounds. Se houver posições disponíveis, elas são preenchidas com base nas pontuações dos pilotos em cada bateria, mesmo que eles não tenham vencido.
Quando o round termina, o placar pontuação é novamente resetado, para que, a cada início de uma nova bateria, os pilotos classificados estejam com a mesma quantidade de pontos.
Os três rounds
O “Challenger Round”
É o que abre o Chase, e consiste nas etapas de Chicagoland, New Hampshire e Dover. Quatro pilotos são eliminados nessa bateria de três corridas e, portanto, apenas 12 seguem para a próxima fase.
Uma vitória em qualquer uma das três pistas automaticamente classifica o piloto para o próximo round. As posições restantes são determinadas com base na pontuação conquistada durante as provas.
Os 12 pilotos do Chase que continuam na disputa tem seus escores igualados em 3000, antes do início da bateria seguinte.
O “Contender Round”
Compreende os circuitos do Kansas, de Charlotte e de Talladega. Mais quatro pilotos são eliminados, e apenas oito dos 12 que começaram na disputa seguem para a terceira fase.
A regra de que um triunfo em qualquer uma das três corridas significa a classificação para a bateria em seguida é válida aqui também. Assim como a determinação de que as posições restantes serão preenchidas de acordo com os pontos obtidos durante essas três corridas.
A pontuação é “zerada” e os oito competidores restantes começam a próxima fase com 4000 pontos cada.
O “Eliminator Round”
É composto por Martinsville, Texas e Phoenix. Somente metade dos oito competidores seguem adiante na disputa pelo título. Vale, novamente, a regra de que uma vitória em qualquer uma das etapas garante uma vaga para a fase seguinte: a grande final em Homestead. Assim, somente quatro pilotos terão direito à disputa do título na décima e última corrida da temporada.
A grande final - A corrida da taça
Dentre os quatro pilotos candidatos ao título, aquele que terminar melhor posicionado na etapa final, em Homestead, leva a Sprint Cup.
Nessa corrida, há a peculiaridade da ausência de bônus por voltas lideradas, enquanto nos rounds anteriores esse sistema funciona normalmente.
Para os pilotos que vão sendo eliminados conforme as regras dos rounds, os pontos são resetados para 2000 ao final da conclusão da bateria que deixou o competidor de fora do restante do campeonato. Eles continuam a pontuar normalmente nas corridas restantes, sem novos ajustes. Assim, a pior posição que um piloto que saia da disputa pelo título logo no Challenger, por exemplo, pode terminar o campeonato, é a de 16º.
Fonte: Fox Sports
http://www.foxsports.com.br/noticias/139827-nascar-muda-chase-playoff-sera-eliminatorio-e-comeca-com-16-pilotos
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