terça-feira, 20 de agosto de 2013

CAMPEONATO PAULISTA DE ENDURANCE 2013 REGULAMENTO DESPORTIVO E TÉCNICO NORMAS DESPORTIVAS

ARTIGO 1: INTRODUÇÃO - A Federação de Automobilismo de São Paulo, realizará no ano de 2013, um Campeonato denominado CAMPEONATO PAULISTA DE ENDURANCE com provas de média e longa duração, de acordo com o Calendário Promocional da FASP. 
1.1 - Número de Participantes: O número de veículos admitidos em cada prova será definido no regulamento particular do evento. 
1.2 - Inscritos: Para cada carro inscrito nas provas com até três horas de duração, poderão ser inscritos no mínimo 01 (um) piloto e no máximo 03 (três) pilotos, nas provas com mais de três horas será obrigatória a inscrição de no mínimo dois pilotos, em ambos os casos será permitido a inscrição de um piloto reserva. 
1.3 – Valor da inscrição: O valor da inscrição será R$ 2.000,00 (dois mil reais) por carro. 
1.4 - A troca de pilotos somente se fará na área dos Boxes, devendo o piloto imediatamente após deixar o seu veículo, assinar a súmula em local a ser designado pela Organização da prova, sob pena de não ser considerada a substituição como efetiva. 
PARAGRAFO ÚNICO: Um Piloto poderá inscrever-se em mais de um carro, porém NÃO NA MESMA CATEGORIA. 
1.5 - Vencedor: Serão considerados como vencedores, os condutores do veículo que primeiro completarem o tempo ou voltas estabelecidas no regulamento particular da prova. 
1.6 - Quadro Oficial de Avisos: Todos os comunicados que forem emitidos pelos Comissários Desportivos, Direção de Prova e Organizador, durante os dias de treinos e da prova, serão afixados no quadro oficial existente na sala da secretaria do Organizador nas instalações do Autódromo. 
1.7 - Cada concorrente ou condutor, será diretamente responsável pela ordem e disciplina em seu box. 
PARÁGRAFO ÚNICO: Não serão admitidos na área dos boxes quaisquer pessoas que infrinjam as normas de segurança, principalmente quanto à vestimenta, mesmo que portadores de credenciais. 

ARTIGO 2: O Campeonato Paulista de Endurance será uma competição com características próprias, aberta podendo dela participar pilotos portadores de cédula desportiva CBA 2013 PGC “B” ou superiores, assim como Pilotos de outros Países com respectiva licença de suas ASNs, devendo seus veículos e membros de suas equipes, estarem totalmente enquadrados neste Regulamento. 

ARTIGO 3: O Campeonato Paulista de Endurance será regido pelo Código Desportivo Internacional (F.I.A.) e pelo Código Desportivo do Automobilismo da Confederação Brasileira de Automobilismo e o presente regulamento, sendo regulamentado também pelo Regulamento Particular de cada etapa. 

ARTIGO 4: Quando em regime de competição e fora da área dos boxes, no caso de quebra do veículo, ou na impossibilidade do veículo continuar na competição por qualquer motivo, está proibida qualquer ajuda externa de qualquer origem ao piloto. Somente o piloto, com auxílio de ferramentas que estiverem sendo transportadas devidamente fixadas a bordo do carro, poderão utilizá-las para eventuais reparos. Será considerado como ABANDONO DA PROVA quando o piloto deixar o seu veículo na pista e retornar aos boxes. O resgate oficial da competição será a única forma de translado do carro até a área de Box.
Artigo Especial – Todos os carros, em caso de quebra ou acidente que puderem ser resgatados com condições de rodarem puxados (não com guincho plataforma) e sim resgatados pelos carros de resgate, serão trazidos para box para reparo. Esta condição será a critério do Diretor de Prova.

ARTIGO 5: Qualquer tipo de abastecimento de qualquer espécie fora da área dos boxes é terminantemente proibido, acarretando na imediata exclusão do concorrente da prova. 

ARTIGO 6: Todos os pilotos e equipes deverão providenciar em seus boxes: 
A - 2 (dois) extintores de incêndio do tipo Pó Químico, com capacidade de 12 (doze) quilos, carregados, com o número do veículo pintado no extintor em cor contrastante com o vermelho de fundo. 
B - 2 (dois) cobertores de lã ou algodão, de dimensões mínimas de 1,5m por 2,0m e 2 (dois) baldes com água com capacidade de 20 litros cada um. Em cada balde deverá estar escrito a palavra ÁGUA em cores contrastantes com a cor do balde. 

ARTIGO 7: Quando na direção do seu veículo, seja nos treinos ou prova, o piloto deverá obrigatoriamente trajar indumentária completa homologada. 
7.1 - No caso de quebra do pára-brisa dianteiro do carro o piloto poderá prosseguir na prova desde que esteja com óculos especiais de competição ou capacete fechado (com viseira). 

ARTIGO 8: A LARGADA DA PROVA: A largada da prova será LANÇADA com Grid formado segundo a ordem dos tempos obtidos nas tomadas de tempo oficiais e finais. Os procedimentos de largada/Relargada atenderão o determinado no CDA/CBA. 
8.1 - A queima de largada será punida com “Drive Through”. Será entendido como queima de largada as ultrapassagens durante as voltas iniciais do processo da largada. Caso o piloto perca sua posição de largada durante as voltas iniciais do processo de largada, perderá o seu lugar no Grid e deverá se posicionar após o último concorrente. 

TIME PENALTY 
A - Será avisada a equipe do piloto infrator, via sistema de som; 
B - A equipe será avisada pelo fiscal de Box; 
C - O piloto será avisado atravès de placa com letras “T P” e o número do carro, mostrada no posto de direção de prova, por 1 (uma) única vez; 
D - O piloto terá até 3 (três) voltas após o aviso pela bandeira para cumprir a penalização que consiste na entrada ao Box e sua parada em local designado na saída de Box durante algum tempo, estipulado pela Comissão Desportiva. Após o cumprimento de tempo de “Time Penalty”, o piloto poderá prosseguir na prova. 
E - O piloto NÃO poderá aproveitar a punição para efetuar reparos e/ou abastecimento no seu Box, ou receber qualquer ajuda externa, mesmo que seja de elementos da sua equipe. Caso isso ocorra será aplicado novo “Time Penalty”. 
F - Nos casos de impossibilidade do procedimento dos itens acima, a forma de aplicação da penalização ficará a critério exclusivo dos Comissários Desportivos. 

INFORMAÇÕES SOBRE A SINALIZAÇÃO 

ARTIGO 9: SINALIZAÇÃO: Durante os treinos de classificação e prova, a sinalização será feita de acordo com o anexo “H” da F.I.A. (placas refletivas prova noturna e bandeiras prova diurna). 
9.1 - A não observância da sinalização será punida conforme sanções previstas pelo Código Desportivo do Automobilismo da CBA.
9.2 - Números: Os veículos deverão possuir três números, um em cada lateral e um no capô dianteiro ou teto, com altura mínima de 24cm e largura mínima de 12cm, com traço de 5cm, com cores contrastantes com a do veículo. 
9.3 – O critério a ser respeitado na distribuição dos números para os carros participantes do Campeonato será o seguinte: 
Na 1º etapa os pilotos escolherão o numero do veiculo no momento da inscrição, sendo que o mesmo valerá para as demais etapas do campeonato. 

ARTIGO 10: Após o término da prova deverão comparecer ao pódio os pilotos das cinco primeiras equipes da classificação geral mais o representante da equipe vencedora. 
10.1 - Após a premiação dos cinco primeiros lugares na geral, será montado o pódio com os três primeiros lugares de cada categoria, sendo da Categoria I até a Categoria IV, sucessivamente. 
10.2 – Os pilotos participantes da cerimônia do pódio,deverão obrigatoriamente estar vestindo macacão de competição, ficando proibida a presença no pódio sem tal vestimenta. 
10.3 - É terminantemente proibida a presença de acompanhantes de pilotos no pódio, mesmo sendo familiares ou patrocinadores. 
10.4 - Todos os pilotos antes da entrega de sua premiação e troféus, poderão receber bonés da organização para fotos promocionais, em seguida ficarão liberados para usar seus bonés e iniciar a entrega dos troféus. 
10.5 – Os concorrentes inscritos no Campeonato Paulista de Endurance, receberão pontuação por categoria para efeito de soma de pontos para o campeonato. Não haverá descartes de resultados. 
10.6 – Pontuação: 
1º Colocado – 100 pontos 
2º Colocado – 80 pontos
3º Colocado – 65 pontos
4º Colocado – 55 pontos 
5º Colocado – 50 pontos 
6º Colocado – 45 pontos 
7º Colocado – 40 pontos 
8º Colocado – 35 pontos 
9º Colocado – 30 pontos 
10º Colocado – 25 pontos 
PARAGRAFO PRIMEIRO: Na última etapa do Campeonato os pilotos receberão pontuação DOBRADA de acordo com a tabela acima. 
PARAGRAFO SEGUNDO: Farão jus a pontuação, os pilotos que completarem no mínimo 75% do percurso do vencedor da sua categoria. 
10.7 - Os pilotos, que durante o campeonato trocarem de equipe, só poderão levar consigo a pontuação obtida até o momento, se permanecerem na mesma categoria. 

DEFINIÇÕES GERAIS 

Os casos omissos não previstos neste Regulamento, bem como dúvidas, incorreções e divergências de interpretações, etc., serão decididos pelos Comissários Desportivos, aplicando sempre a Legislação pertinente. As alterações e modificações ao presente texto original, por adição aos itens ou criação de novos itens ditos desportivos ou de segurança, entrarão em vigor na data de sua publicação.

NORMAS TÉCNICAS INFORMAÇÕES SOBRE AS CATEGORIAS 

ARTIGO 11: Serão aceitos no Campeonato Paulista de Endurance todos os veículos que se enquadrarem ao presente regulamento técnico, sendo que este será basicamente da categoria “Força Livre”. 

OS PILOTOS SÃO OBRIGADOS A IDENTIFICAR A CATEGORIA DA QUAL PARTICIPAM NO ATO DA INSCRIÇÃO, NÃO SERÃO ACEITAS RETIFICAÇÕES POSTERIORES. OS VEÍCULOS PARTICIPANTES SERÃO DIVIDIDOS DE ACORDO COM AS SEGUINTES CATEGORIAS: 


PARAGRÁFO UNICO: POR SER UMA CATEGORIA FORÇA LIVRE, TODOS OS CARROS DE TODAS AS OUTRAS CATEGORIAS TAMBÉM PODERÃO SER INSCRITOS NA CATEGORIA 1 RESPEITANDO O PESO E CAPACIDADE DO TANQUE DA SUA CATEGORIA DE ORIGEM! 



11.1 - Serão admitidos carros sem capota desde que estejam rigorosamente de acordo com todos os itens de segurança: Santo Antônio de 6 (seis) pontos constantes no ANEXO “J” da F.I.A. 
11.2 - Durante o desenrolar da prova, poderá ser trocada qualquer peça do veículo, mas não o chassi ou monobloco. É permitida a troca do motor completo, com autorização prévia dos comissários. Neste caso o motor trocado deverá ficar a disposição dos comissários. 
11.3 - Rodas e Pneus: Slick, livre em seus modelos, tipo e procedência, proibido pneu recapado/remoldado. Em caso de chuva só será permitido o uso de pneus especiais de competição tipo WET. Os pneus não poderão exceder a linha limite dos pára-lamas. 
11.4 - Gancho de reboque: Firmemente preso ao chassi do veículo, tanto na traseira como na dianteira, os ganchos quando rígidos, deverão ser instalados de maneira que não ultrapassem o perímetro da carroceria, quando flexíveis (cabo de aço) não haverá restrições. 
PARAGRAFO ÚNICO: O não cumprimento do item 11.4 ou o rompimento do gancho de reboque durante um resgate implicara em penalização de 10 Up’s (unidade penalizadora). Podendo ainda o veiculo ser colocado fora da área de risco e não ser resgatado.

VEÍCULOS ADMITIDOS 

ARTIGO 12: Todos os veículos deverão estar de acordo com artigos e parágrafos do anexo “J” emitido pelo anuário da F.I.A., seus boletins e anexos, além dos seguintes itens específicos para este regulamento. 
12.1 - Nos veículos “Protótipos”, com ou sem capota, o arco de segurança deverá ser de 6 (seis) pontos, de acordo com o Anexo “J” da F.I.A. 
12.2 - As proteções anti fogo (ver anexo “J” da F.I.A.) deverão ser absolutamente tanques, à prova de qualquer tipo de fluído ou gases, nos seguintes casos: 
Proteção contra escape de ácidos e gases de bateria. Proteção contra gases de escape, caso haja necessidade do(s) tubo(s) de escape passarem pelo habitáculo. Proteção contra fogo, gases, fluídos e combustível entre o motor e o habitáculo do piloto.
12.3 - EQUIPAMENTO DE ILUMINAÇÃO DIANTEIRA: São obrigatórios, no mínimo, 2 (dois) focos de luzes e no máximo, 8 (oito) focos de luzes dianteiras quando a prova for noturna. Os suportes de faróis nunca poderão se projetar à frente deles.
12.4 - EQUIPAMENTO DE ILUMINAÇÃO TRASEIRA: São obrigatórios, no mínimo 2 (dois) e no máximo 4 (quatro) focos de luz traseira vermelha. Em todos os focos deverão funcionar tanto a lanterna como a luz de freio. 
É PROIBIDO UTILIZAR QUALQUER TIPO DE ARTIFÍCIO QUE POSSA SER CAPAZ DE DESLIGAR AS LUZES DE FREIO DURANTE O EVENTO, OU ACIONÁ-LAS INDEPENDENTEMENTE DO PEDAL DE FREIO. 
OBS.: Durante a corrida, é obrigatório o funcionamento de, no mínimo dois focos de luzes traseira, um de cada lado do veículo (lanterna e freio). 
12.5 – OUTROS EQUIPAMENTOS DE SINALIZAÇÃO: Poderão ser instalados quaisquer tipos de luzes de advertência, desde que não ofusquem tanto o piloto do veículo como os outros participantes. É proibido o uso de pisca alerta.
OBS.: À comissão técnica se reserva o direito de vetar qualquer tipo de construção perigosa ou exagerada neste item. 

TANQUES DE COMBUSTÍVEL E REPAROS DURANTE A PROVA

ARTIGO 13: Combustível - A aquisição do combustível será de responsabilidade das equipes, permitido álcool, gasolina e diesel. Cabe a cada equipe, manter dentro dos boxes a quantidade máxima de 200 litros para abastecimento, mais a capacidade máxima de combustível da torre de abastecimento. Para que o transporte de combustível dentro da área dos boxes tenha o mínimo risco de derramamentos e incêndios, cada piloto e chefe de equipe deverá providenciar um carrinho manual para facilitar o transporte do combustível.
OBS: É EXPRESSAMENTE PROIBIDO O USO DE METANOL AVIGAS E GNV. 
13.1 - Capacidade máxima dos tanques de combustível. ( vide categorias ) 
13.2 - Os tanques de combustível dos carros deverão ser de metal ou de borracha, estando proibido o uso de tanque de qualquer tipo de fibra ou plástico, salvo se o veiculo optar em usar tanque original. 
13.3 - Os tanques de combustível dos veículos deverão possuir dispositivo de segurança (respiro) para caso de ocorrer excesso de combustível durante a operação de abastecimento. 
13.4 - Cada carro inscrito deverá ter, além do extintor obrigatório do carro, 2 (dois) extintores em seu Box com capacidade de 12 (doze) quilos de Pó Químico e com o número do carro pintado no mesmo. 
13.5 - DA SEGURANÇA: É obrigatório seguir o anexo “J” do artigo 253 da F.I.A.
13.6 - O reabastecimento só será permitido no Box, e de acordo com o estabelecido no Artigo 5 e 17 deste Regulamento. 
13.7 - Todo carro que entrar na zona de desaceleração dos boxes deverá deter-se obrigatoriamente no seu Box. 
13.8 – Somente poderão fazer reparos dentro do circuito (fora da área dos boxes) os próprios pilotos e unicamente com os recursos que possuírem dentro do próprio carro.
13.9 - Nenhum carro poderá dar marcha-a-ré nos Boxes com propulsão do motor, sob pena de exclusão da prova (deverá ser empurrado manualmente).

SISTEMA DE ABASTECIMENTO 

ARTIGO 14: Cada equipe, deverá instalar em seu box um sistema de abastecimento para seu(s) veículo(s) participante(s), com os seguintes objetivos e características: 

OBJETIVO DO SISTEMA 
A - Permitir a todas as equipes uma operação de abastecimento rápida, eficiente e principalmente segura, como também compatíveis com os atuais padrões internacionais aplicados em provas desta natureza. 
B - No que concerne ao item SEGURANÇA, minimizar ou até eliminar o risco de incêndios, ou acidentes com o manuseio de combustíveis altamente voláteis. Usar macacões antichama, balaclava, capacete, sapatilhas e luvas. 
C - Garantir às pessoas envolvidas no trabalho de abastecimento de veículos o máximo de segurança durante esta operação, com a finalidade de preservar a integridade física e a própria vida de cada um, no caso de acidentes com combustível. 
D - O derramamento de combustível no ato do abastecimento é passível de punição por “Time Penalty”.

CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA

O sistema de abastecimento que deverá ser utilizado por todas as equipes participantes, tem como base as especificações técnicas e padrões estabelecidos pelo C.T.D.P. -Conselho Técnico Desportivo Paulista, sendo construído pelos seguintes componentes: 
A - Reservatório de abastecimento de combustível. Instalado dentro dos boxes de cada equipe. 
B – Torre de fixação de reservatório dentro dos boxes.
C - Conjunto de equipamentos para abastecimento do reservatório (dentro do Box) 
D -Conjunto de equipamentos para abastecimento do veículo. Somente a mangueira poderá passar para fora dos boxes. 
14.1 -RESERVATÓRIO DE ABASTECIMENTO: O reservatório deverá possuir as seguintes características: 
A - A capacidade máxima de combustível armazenado deve ser de 200 (duzentos litros). 
B - O material usado na construção do reservatório deverá atender as seguintes exigências: ser resistente à ação corrosiva do combustível utilizado ser anti-inflamável, de preferência em aço ou correlato
C - Possuir um “respiro” na parte superior com o máximo de 2,5 (duas e meia) polegadas de diâmetro. A abertura do respiro deve ser protegida com uma tampa tipo “chapèu”. 
D - O reservatório não poderá ter nenhuma inclinação em relação ao solo.
14.2 - TORRE DE FIXAÇÃO DO RESERVATÓRIO: A base, suporte e fixação do reservatório deverá ser confeccionada com material resistente ao peso do conjunto. É vetado o uso de materiais de fácil combustão, tais como madeira, plástico, etc. A altura máxima do reservatório em relação ao solo é de 2 (dois metros). 
OBS.: A altura de dois metros entende-se do piso até a parte mais alta do reservatório, excluindo-se o chapéu do respiro.
14.3 - CONJUNTO DE EQUIPAMENTOS PARA ABASTECIMENTO DO RESERVATÓRIO: Deverá ser utilizado um conjunto composto de mangueira, bomba, e flange. O abastecimento deverá ser feito exclusivamente por meio de uma bomba “MANUAL” com uma mangueira de no máxima 19 (dezenove) milímetros ou ¾ (três quartos) de polegadas de diâmetro interno e flange ligada na face oposta à saída da mangueira de abastecimento do veículo. É proibido o uso de qualquer tipo de bomba por acionamento elétrico, ou tipo de acionamento que não seja manual. 
14.4 – CONJUNTO DE EQUIPAMENTOS PARA ABASTECIMENTO DO VEÍCULO: 
Deverá ser utilizado um conjunto composto por flange, mangueira, válvula de segurança, bocal de engate rápido. A flange de ligação do reservatório na mangueira deverá ter o mesmo diâmetro do bocal de abastecimento (engate rápido) 38 mm ou 1.1/2” e poderá ser instalada no fundo do reservatório. O diâmetro máximo da flange e mangueira deverá ser até 63,5 mm (sessenta e três milímetros), ou seja, 2,5” (duas e meia polegadas).
14.5 - SUPORTES DE MANGUEIRAS: Para suportar o peso da mangueira cheia de combustível, poderão ser construídos tantos suportes quantos forem necessários ao longo desta, desde que estes suportes não ultrapassem a altura da flange de ligação da mangueira no reservatório. É obrigatória a utilização de materiais não inflamáveis na construção dos suportes. 
14.6 - É PROIBIDO: O uso de pressurização no reservatório de combustível, portanto o abastecimento deverá ocorrer por gravidade.
14.7 - IDENTIFICAÇÃO DA TORRE: Na torre de abastecimento deverá estar afixado ou pintado o número do veículo que dela se utiliza. 
14.8 - INSTALAÇÃO DO SISTEMA: A torre de abastecimento deverá ser instalada dentro do box da equipe. Somente a mangueira de abastecimento poderá ser projetada para fora do box, quando da operação de reabastecimento do veículo, devendo em seguida, ao término da operação, ser recolhida através do sistema de suportes para dentro do box. 
14.9 - LOCAL DE INSTALAÇÃO: O local de instalação da torre deverá ser identificado com faixas de solo na cor amarela, distante 1 (um) metro da base do suporte da torre, isolando a área determinada de qualquer equipamento ou material. A largura da faixa deverá ter no mínimo 100mm (cem) milímetros. 
14.10 - AS EQUIPES COM 2 (DOIS) OU MAIS VEÍCULOS: Se uma equipe for constituída por 2 (dois) ou mais veículos, poderá utilizar a mesma torre de abastecimento desde que a mesma esteja identificada com os números dos veículos que dela se utilizam. 
14.11 - INSPEÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO: O sistema de abastecimento, no que concerne a sua construção, instalação e operacionalidade, será inspecionado pela autoridade responsável, antes e durante a prova, podendo no caso de irregularidade constatada, excluir a equipe da competição.

DESENHO DA TORRE DE ABASTECIMENTO OPERAÇÃO DE ABASTECIMENTO 


14.12 - Na parada do veículo para abastecimento é opcional que o motor esteja desligado, porém o piloto deverá manter as portas do veículo sempre abertas durante toda a operação (exceto no caso de veículo sem capota). 
14.13 - Os responsáveis pelo abastecimento deverão obrigatoriamente utilizar, durante a operação, vestimenta completa, macacão, luvas, sapatilhas, balaclava e capacete, previamente aprovados pela vistoria técnica e HOMOLOGADOS pela CBA ou FIA.
14.14 - É obrigatório durante a operação, que um auxiliar da equipe esteja preparado no local, com extintor de Pó Químico de 12 (doze) quilos em posição de combate a incêndio, devidamente equipado com as vestimentas descritas no parágrafo anterior. 
14.15 - É também obrigatório a utilização de respiro no abastecimento, este retornando para a torre de abastecimento através de seu respiro (chapéu), evitando-se a liberação de gases e o derramamento de combustível. 
14.16 - Qualquer quantidade de combustível derramando pela equipe antes, durante ou após a operação será passível de penalização (Time Penalty) para o veículo envolvido. A equipe responsável pelo ocorrido deverá imediatamente remover do local, através de produtos e materiais de limpeza (vassoura, rodos, etc) todo o combustível derramado. 
14.17 - Durante a operação de abastecimento, somente 3 (três) integrantes (dois no sistema de abastecimento e um no extintor), devidamente vestidos com os seus equipamentos de segurança e mais o piloto, poderão se aproximar dos veículos. Os demais deverão estar dentro dos boxes. Somente após a conclusão da operação de abastecimento, os outros integrantes poderão iniciar os eventuais reparos, só será permitido que cinco integrantes da equipe realizem os trabalhos de “Pit Stop”, não estão computados nestes cinco o sinalizador e o responsável pelo extintor.
14.18 -Recomenda-se o aterramento do carro antes do início do abastecimento. O aterramento poderá ser feito rapidamente com um cabo ligado ao escapamento através de uma garra jacaré. 
14.19 – Para a troca de pneus só será permitido o uso de no máximo duas pistolas pneumáticas. As alterações técnicas ao presente regulamento, quando houver, serão em forma de adendo e entrarão em vigor 30 (trinta) dias após sua divulgação. O presente regulamento foi elaborado e aprovado pelo Conselho Técnico Desportivo Paulista e homologado pelo Presidente da Federação de Automobilismo de São Paulo. 
São Paulo, 17 de Junho de 2013.
(Regulamento transcrito na íntegra do site da FASP - Federação de Automobilismo de São Paulo - www.faspnet.com.br)



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