segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Manipulação de resultado na Nascar: equipe perde patrocinador master



A NAPA, fabricante norte-americana de peças automotivas e principal patrocinadora da Michael Waltrip Racing, anunciou o fim da parceria com a equipe. O comunicado foi feito na manhã desta quarta-feira (19), por meio do Facebook oficial da empresa. “Depois de muito deliberar, a NAPA tomou a difícil decisão de encerrar o contrato de patrocínio da Michael Waltrip Racing em 31 de dezembro de 2013. A companhia é partidária do fair play e não compactua com as ações da MWR que levaram a equipe a ser penalizada pela Nascar. Reiteramos nosso respeito pelos milhares de fãs da Nascar e vamos reavaliar nosso futuro no automobilismo”, dizia o post. 
A NAPA estampava o Toyota #56 de Martin Truex Jr., envolvido em uma das maiores polêmicas da história da categoria. Clint Bowyer, parceiro de Truex Jr. na MWR, supostamente rodou de propósito a sete voltas do final da prova de Richmond, no último dia 7. Esse incidente desencadeou uma série de eventos. Bowyer e Brian Vickers, o outro piloto da MWR, cederam posições de maneira que Joey Logano, da Penske, liberasse uma vaga no Chase para Truex Jr. O Chase é uma espécie de playoff em que os 12 melhores pilotos das primeiras 26 corridas da temporada se enfrentam pelo título nas últimas 10 etapas. De fato, Truex Jr. conseguiu seu lugar nesse grupo seleto, e Ryan Newman, que, não fossem os acontecimentos, estaria dentro, ficou de fora.
Contudo, a Nascar analisou os áudios da MWR e fixou a maior penalidade da história da associação, que culminou, entre outras punições, com uma multa de US$ 300 mil (R$ 685 mil) e a exclusão de Truex Jr. do Chase para a entrada de Newman. E a saída da NAPA pode ser um baque ainda maior em termos financeiros: em agosto, a empresa havia renovado um contrato estimado em US$ 16 milhões (R$ 35,2 milhões), quantia com a qual a MWR não poderá mais contar, obrigando o time a buscar alternativas.
A equipe lamentou a saída de sua principal patrocinadora, mas se recusa a dar sinais de desânimo. “A MWR respeita a decisão da NAPA. Não há dúvidas de que a história do nosso time começa e está entrelaçada com a empresa, mas ainda há muitos capítulos mais a escrevermos. Temos a infraestrutura e o apoio da Toyota, temos um piloto no Chase e pilotos vencedores”, afirmou a equipe em declaração após o anúncio do fim da parceria.
A relação da companhia de autopeças com a MWR equipe começou em 2001, quando a NAPA debutou como principal patrocinadora de um carro vencedor, o de Michael Waltrip, que venceu a Daytona 500 daquela temporada. A empresa seguiu com o ex-piloto quando ele montou seu próprio time em 2007, e permaneceu até agora.
Fonte: www.foxsports.com.br
Opinião: O público e os patrocinadores querem disputas na pista. Bons pilotos e seus carros é que trazem a emoção. Conluios e política não fazem parte do "Show" do automobilismo. 
Automobilismo é velocidade com emoção e a pista é lugar de heróis e não de vilões.
Que sirva de alerta para aqueles que acham que vencer a qualquer preço ou se vender não suja a honra de um título. 

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